Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: SALDO DE CAIXA ALTO IRREAL - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

SALDO DE CAIXA ALTO IRREAL CAIXA ELEVADO

Postou 24/03/2016 - 15:45 (#1) Membro offline   Letícia 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 24/03/2016
  • Localidade: AC Acrelândia - AC
  • Posição 844

Boa tarde colegas,

Uma empresa , tributada no Lucro Presumido, está com saldo de caixa de mais de 1 milhão de reais em virtude de pagamento de despesas sem documentos e retiradas de sócios sem contabilização (informações adquiridas em reunião). A empresa também não envia os extratos bancários para a contabilização (mesmo sendo alertada dos riscos e cobrando os mesmos) alega não fazer, por movimentar a conta para fins pessoais também. A empresa tem receita bruta anual de aproximadamente R$ 2.000.000,00.Agora a empresa irá participar de uma licitação e precisa da Análise de balanços, com índices de liquidez e outros., pergunto: Alguém tem cliente nesta mesma situação? Como lida com isso? Há como resolver a situação deste caixa alto?
0

Postou 25/03/2016 - 11:33 (#2) Membro offline   Germano 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 1
  • Cadastrado: 25/03/2016
  • Localidade: AM Tefé - AM
  • Posição 1370

Letícia, boa tarde

Em minha opinião, entendo que a boa técnica contábil, determina que temos que registar os fatos baseados em documentação com validade jurídica para amparar os registros contábeis, portanto, solicite de seu clientes documentos suficientes para efetuar tais registros, como você fará uma contabilidade que não registra as operações bancárias?

Sugiro que faça um balanço de abertura, para registar os sados das contas e iniciar todo um processo de registros contábeis, visto que você cita que seu cliente não se ampara de documentos para formalizar as saídas de recursos.

Outro ponto importante, argumente com seu cliente da necessidade extrema de documentos para que você possa dar continuidade aos registros contábeis da empresa do mesmo.

Espero ter contribuído com você.
0

Postou 28/03/2016 - 11:04 (#3) Membro offline   Letícia 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 24/03/2016
  • Localidade: AC Acrelândia - AC
  • Posição 844

obrigada Germano!

Na prática difícil de resolver...estou precisando fazer a análise de balanços e fico na dúvida quanto a assinar um balanço desta forma.

Alguém mais para dar opinião???
0

Postou 29/03/2016 - 09:00 (#4) Membro offline   Mario Caldas 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 14
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 180

Prezada colega.

Realmente é uma questão muita delicada, porém precisamos mudar a forma como os empresários enxergam nossa profissão. Antigamente o contador era aquele que apurava os tributos que o empresário tinha que recolher no final da apuração de seu resultado. Hoje o Contador vai muito além disto. Como você mesmo informa a empresa precisa participar de licitação e para isto precisa de dados que apenas o Contador é capaz de levantar.

O novo Código Civil, que já não é tão novo assim pois já tem catorze anos, em seus Art. 1.177 e 1.178 definem as responsabilidades dos contabilistas em relação aos erros cometidos nas demonstrações contábeis. (vide artigo no link: http://www.contabeis...o-codigo-civil/)
Cabe então a nós, fazer com que o empresário entenda que o que estamos escrituramos não o que ele gostaria que sua empresa fosse, mas sim o que ela realmente movimentou da forma como determina a legislação.

Para fazer o acerto dos saldos de caixa, devemos seguir o que determina as Instruções Normativas da Receita Federal a este respeito e pronunciamentos contábeis.

Sugiro a realização do curso abaixo que pode ser feito on-line no site: http://www.fisconsulta.com.br/, cujo programa transcrevo a seguir. Ressalto que o curso não é ministrado por mim, e que não tenho nenhuma ligação com com a empresa ou com o instrutor e muito menos estou fazendo propaganda o mesmo, Porém já participei do mesmo e achei bastante esclarecedor, por isso a recomendação.


Regularização de Saldos Contábeis (18/março/2016)

Como Regularizar os Saldos Fictícios, Ocultos, Irreais, Inexistentes e Errados nos Balanços de 31/12/2015 – Lucro Presumido – Simples Nacional – Lucro Real – Inclusive Regularização do Saldo Contábil Caixa Alto que NÃO Existe

• Como Regularizar os Saldos Contábeis de Ativos e Passivos: Lucro Presumido, Simples Nacional (ME e EPP) e Lucro Real e que não correspondem com a realidade, pois alguns saldos são fictícios ou ocultos

• Balanço de Abertura: Comparação entre Saldos Corretos e Saldos Errados, fictícios ou ocultos X Ajustes e Reflexos Contábeis X Reflexos Tributários

• Apresentação da Legislação, suporte legal e Jurisprudência Fiscal

Objetivos

Muitas empresas no Brasil, nos seus Balanços Patrimoniais, estão com saldo errôneo da conta contábil "caixa", declarado nos respectivos balanços, inclusive na DIPJ, ECD e ECF, há alguns meses, ou até anos, com saldos muito alto, ou seja, consta um saldo na contabilidade, porém na realidade esse saldo não existe, é irreal, é fictício. O Saldo Real da conta "caixa" não "bate" com o saldo da contabilidade. As empresas não podem mais trabalhar com saldos errados de ativos e passivos fictícios ou ocultos e ainda prestando informações a terceiros (Bancos, Fornecedores, Clientes, Licitações Públicas, Serasa, CRC, Fisco da RFB, Fisco do Estado/ICMS, etc.).

O curso se propõe a orientar a todos os empresários e a todos os profissionais que atuam nas áreas contábil, tributária, fiscal e societária, de forma legal, corroborado na legislação contábil e fiscal e também com base na jurisprudência fiscal, em como regularizar atualmente os saldos contábeis DE ATIVOS E PASSIVOS do Balanço de 31/12/2015, e também da conta caixa (saldo muito alto) principalmente quando são erros de diversos anos anteriores, inclusive com impactos de erros também de saldos contábeis em diversas outras contas contábeis de ativos e passivos.

Atenção: O que deve prevalecer é a "essência" sobre a forma, conforme Código Civil, artigo 1.188.

A quem se destina

Responsáveis por Escritórios Contábeis e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Diretores de empresas, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Controllers, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Depto. Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.

Programa

1. Balanço Patrimonial: Obrigatoriedade por Lei em declarar e apresentar os saldos reais de ativos e passivos em 31/12/2015 e a partir dos Balanços de 2016, independentemente do regime de tributação da empresa – primazia da essência sobre a forma – True and fair view – primazia da essência econômica sobre a forma jurídica.

2. Como regularizar na prática e de forma legal, os erros contábeis, irreais, fictícios ou ocultos de saldos de ativos e passivos dos balanços das empresas referente ano 2015 e a partir dos Balanços de 2016, tributadas pelo lucro presumido, lucro real e simples nacional?

3. Ativo imobilizado FÍSICO X Ativo imobilizado CONTÁBIL: "bate" em 31/12/2015 e a partir dos Balanços de 2016?

4. Como fazer constar no balanço contábil atual os saldos reais de ativos e passivos em 31/12/2015 e a partir dos Balanços de 2016? Como comparar os saldos reais com os saldos errados, fictícios ou ocultos para fins de regularização contábil na data do Balanço?

5. Como fazer na prática e de forma legal o "balanço de abertura" da empresa para fins de regularização contábil de saldos de ativos e passivos do ano de 2015 e a partir dos Balanços de 2016?

6. Como contabilizar os diversos ajustes contábeis decorrentes de saldos irreais, fictícios, ocultos (saldos errados) para saldos reais (saldos corretos)? Haverá reflexos tributários em decorrência dos ajustes contábeis nas empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Lucro Real, Simples Nacional, ME e EPP?

7. As regularizações de erros contábeis e de diversos ajustes contábeis no balanço da empresa devem ser mencionadas em notas explicativas?

8. Quais tipos de impactos contábeis poderão ocorrer entre os balanços contábeis comparativos (ano atual e ano anterior) decorrentes dos ajustes contábeis e regularização de erros?

9. A empresa poderá distribuir aos sócios ou acionistas o lucro contábil apurado no balanço de abertura? E se a empresa tiver dívidas fiscais e previdenciárias?

10. Quais os reflexos contábeis e tributários poderão ocorrer decorrentes do "balanço de abertura"?

11. Qual a diferença entre "Balanço societário" e "Balanço tributário"? Qual a diferença entre "DRE societária" e "DRE tributária"?

12. "Relatórios de saldos reais das contas contábeis de ativos e passivos na data de 31/12/2015 e a partir dos Balanços de 2016".

13. "Balanço de abertura": apresentação da legislação contábil e jurisprudência fiscal.

14. "Regularização de erros contábeis de ativos e passivos": orientação e legislação.

15. "Ajustes contábeis de exercícios anteriores": Orientação, legislação e jurisprudência fiscal.

16. Erros contábeis: Reflexos tributários como regularizar sem multa fiscal denúncia espontânea – CTN art. 138 – Normas da RFB e Jurisprudência Fiscal.

17. SALDO DE CAIXA CONTÁBIL MUITO ALTO E NÃO É REAL, NÃO EXISTE FISICAMENTE ESSE SALDO DE CAIXA: COMO REGULARIZAR LEGALMENTE?

18. SALDO DE CAIXA CONTÁBIL MUITO ALTO CHAMA ATENÇÃO DO FISCO? QUAIS OS RISCOS CONTÁBEIS, FISCAIS E SOCIETÁRIOS DECORRENTE DE UM SALDO DE CAIXA MUITO ALTO E IRREAL?

19. Como ajustar os bens do ativo imobilizado que estão com valor contábil "zero"?

20. O que fazer quando a empresa não envia todos os documentos de bancos e extratos bancários ao escritório de contabilidade ou para o contador interno da empresa? Esse fato poderá gerar arbitramento de lucro pelo Fisco?

21. O que fazer quando a empresa não quer que faça contabilidade e sim que escriture apenas o livro-caixa? De quem é a responsabilidade, dos sócios ou do contador da empresa?

22. A empresa pode emprestar dinheiro aos sócios? Se sim, quais os pré-requisitos e quais os documentos legais fiscais e societários que devem ser providenciados? Mesmo devendo tributos federais, a empresa poderá emprestar dinheiro aos sócios?

23. O fisco da RFB, do Estado (ICMS) ou do município aceita pacificamente que a distribuição de lucros aos sócios ou acionistas seja feita em dinheiro, em espécie?
0

Postou 09/05/2017 - 16:05 (#5) Membro offline   Cláudio Antônio da Silva 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 9
  • Cadastrado: 09/05/2017
  • Localidade: RS Aceguá - RS
  • Posição 214

 Letícia, em 24/03/2016 - 15:45, disse:

Boa tarde colegas,

Uma empresa , tributada no Lucro Presumido, está com saldo de caixa de mais de 1 milhão de reais em virtude de pagamento de despesas sem documentos e retiradas de sócios sem contabilização (informações adquiridas em reunião). A empresa também não envia os extratos bancários para a contabilização (mesmo sendo alertada dos riscos e cobrando os mesmos) alega não fazer, por movimentar a conta para fins pessoais também. A empresa tem receita bruta anual de aproximadamente R$ 2.000.000,00.Agora a empresa irá participar de uma licitação e precisa da Análise de balanços, com índices de liquidez e outros., pergunto: Alguém tem cliente nesta mesma situação? Como lida com isso? Há como resolver a situação deste caixa alto?


É uma situação bem complicada, pois no momento que você assinar um balanço assim, você está colocando em risco sua carreira e seu registro, visto que se torna corresponsável pela parte legal da empresa.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 2 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma