Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: contabilização de imobilizado e depreciação - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

contabilização de imobilizado e depreciação

Postou 08/06/2017 - 11:57 (#1) Membro offline   Andrea E Araujo 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 06/06/2017
  • Localidade: PR Cornélio Procópio - PR
  • Posição 837

Bom dia!!

Gostaria de uma opniao e ajuda nos lançamentos que devo efetuar no seguinte caso:

Trabalho em uma Diocese(Igrejas Católicas), estamos começando este ano (2017) as escriturações contábeis para futuramente atender a Legislação, temos vários bens a serem lançados e muitos foram comprados a mais de anos e se levar em consideração a Lei, já acabou o saldo a depreciar( 5 anos a 20%, em relação a veiculo).
Como estou iniciando este ano a contabilidade, qual o procedimento e lançamento correto para estes veículos? Não lançarei eles? Quais contas vou utilizar?Quais os lançamentos que farei?

Desde já agradeço,

Andréa

meu email: deaeguchi80@gmail.com
0

Postou 09/06/2017 - 15:42 (#2) Membro offline   GILSON LUIZ 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 7
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: AL Maceió - AL
  • Posição 281

Ver postAndrea E Araujo, em 08/06/2017 - 11:57, disse:

Bom dia!!

Gostaria de uma opniao e ajuda nos lançamentos que devo efetuar no seguinte caso:

Trabalho em uma Diocese(Igrejas Católicas), estamos começando este ano (2017) as escriturações contábeis para futuramente atender a Legislação, temos vários bens a serem lançados e muitos foram comprados a mais de anos e se levar em consideração a Lei, já acabou o saldo a depreciar( 5 anos a 20%, em relação a veiculo).
Como estou iniciando este ano a contabilidade, qual o procedimento e lançamento correto para estes veículos? Não lançarei eles? Quais contas vou utilizar?Quais os lançamentos que farei?

Desde já agradeço,

Andréa

meu email: deaeguchi80@gmail.com

0

Postou 09/06/2017 - 16:05 (#3) Membro offline   GILSON LUIZ 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 7
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: AL Maceió - AL
  • Posição 281

Andrea,

Neste caso, entendo que a empresa não mantinha contabilidade regular, logo voce deverá fazer um BALANÇO DE ABERTURA, em data que pretenda iniciar o processo contábil.
Assim caso voce iniciar a contabilidade com data de 01/01/2017, haverá de fazer LEVANTAMENTO PATRIMONIAL de tudo quanto a entidade tinha nesta data(01/01/2017) como BENS MOVEIS, IMOVEIS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES EM GERAL existente nesta data.

Os bens naturalmente que apesar de usados independente da data de aquisição, deverá ser LISTADO e precificado, (atribuido valor de mercado nas condições atuais em que ele se encontra) assim todos os demais bens e direitos deverão ser identificados, logo também será identificado saldos bancarios, aplicações financeiras, valores a receber, creditos com funcionarios etc, que representarão o seu ATIVO, quanto ao PASSIVO, deverá ser identificado todos os compromissos contratidos até a data de referente (01/01/2017):fornecedores, emprestimos bancarios, obrigações sociais com folha e trabalhistas, tributarias etc, seu valor PATRIMONIO SOCIAL será a diferença entre TOTAL DO ATIVO MENOS PASSIVO CIRCULANTE E PASSIVO LONGO PRAZO.
Os bens sujeitos a depreciações deverão ser depreciados a partir de então.

Este trabaalho não é apenas um lançamento contabil, corresponde a uma tarefa de superior importancia para o inicio da CONTABILIDADE neste caso, e necessário apra que sua contabilidade possa em seus demonstrativos REFLETIR A SITUAÇÃO REAL ECONOMICA E FINANCEIRA DA ENTIDADE.

Poderá envolver além do contador outros profissionais, a depender do porte e do volume patrimonial da entidade.
0

Postou 12/06/2017 - 15:35 (#4) Membro offline   Andrea E Araujo 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 06/06/2017
  • Localidade: PR Cornélio Procópio - PR
  • Posição 837

Boa Tarde!!! Gilson,

Os ativos e passivos já foram lançados, restou a parte do patrimônio, e estou com duvida na questão de depreciação. A depreciação desses bens deverá seguir a lei, como por exemplo: veículos 5 anos e 20 % ao ano, começando a depreciar o valor atual desses bens e em cinco anos a partir da data de 01/01/2017?
0

Postou 12/06/2017 - 17:05 (#5) Membro offline   GILSON LUIZ 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 7
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: AL Maceió - AL
  • Posição 281

Ver postAndrea E Araujo, em 12/06/2017 - 15:35, disse:

Boa Tarde!!! Gilson,

Os ativos e passivos já foram lançados, restou a parte do patrimônio, e estou com duvida na questão de depreciação. A depreciação desses bens deverá seguir a lei, como por exemplo: veículos 5 anos e 20 % ao ano, começando a depreciar o valor atual desses bens e em cinco anos a partir da data de 01/01/2017?

0

Postou 22/08/2017 - 16:22 (#6) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Ver postAndrea E Araujo, em 12/06/2017 - 15:35, disse:

Boa Tarde!!! Gilson,

Os ativos e passivos já foram lançados, restou a parte do patrimônio, e estou com duvida na questão de depreciação. A depreciação desses bens deverá seguir a lei, como por exemplo: veículos 5 anos e 20 % ao ano, começando a depreciar o valor atual desses bens e em cinco anos a partir da data de 01/01/2017?




Ola Andrea!

Inicialmente você deverá buscar as notas fiscais de compra dos ativos imobilizados.
A partir daí vc deverá calcular a depreciação normalmente e depois lanças nas devidas contas do ativo, contra partida ajustes de exercícios anteriores.

Porém, pelo que sei, as igrejas e dioceses possuem um sistema próprio (parecido com o caixa) que deve obrigatoriamente ser utilizado por eles, não exigindo que se tenha uma contabilidade. A unica obrigatoriedade é prestar contas aos seus superiores....

Abs
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma