Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: RTT - Regime Tributário de Transição - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

RTT - Regime Tributário de Transição

Postou 13/06/2011 - 15:33 (#1) Membro offline   Marcelo Santos 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 21
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: BA Valença - BA
  • Posição 112

"O sistema foi instituído para anular o efeito da adequação das normas contábeis brasileiras ao modelo internacional IFRS".

Alguem sabe explicar o que é o RTT e quais as implicações do modelo Internacional IFRS nas empresas de Lucro Real?

0

Postou 13/06/2011 - 15:44 (#2) Membro offline   Tiago Pinto 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 148
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP Ribeirão Preto - SP
  • Posição 19

Olá Marcelo.

Federal não é muito minha área mais de maneira geral o que aconteceu foi o seguinte.

Com o advento da Lei 11.638/07, a adoção dos novos padrões internacionais de contabilidade, CPC's e tudo mais, a maneira como se contabiliza os fatos foi modificada.

Um exemplo básico disso é a contabilidade do arrendamento mercantil.

O problema foi que a contabilidade brasileira ainda está muito vinculada a contabilidade tributária, ou seja, aquela desenvolvida como cumprimento de obrigação acessória, para pagar imposto.

Por conta disso o fisco, com medo dos reflexos que as novas contabilizações trariam para, principalmente, o IRPJ/CSLL, promulgou a Lei 11.941/09, resultado da conversão em Lei da Medida Provisória 449/2008, que instituiu o RTT.

O Regime Transitório de Tributação nada mais é do que a neutralização dos impactos dessas novas medidas de contabilização. Sendo assim, tudo o que você modificou na contabilidade, por força dos CPC's, para o fisco deve ser anulado, de forma que o seu imposto a pagar não sofra variação.

De maneira bem simplista é isso o que aconteceu.
0

Postou 13/06/2011 - 19:15 (#3) Membro offline   Ivone de Jesus 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 10
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: AM Manaus - AM
  • Posição 294

Olá, amigos
acabei de ler essa informação explicativa que me foi de grande valia pois também não estava entendendo,
obrigado
0

Postou 16/06/2011 - 23:35 (#4) Membro offline   Maria Paula 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 689
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 2

Ólá
Os impactos do RTT na verdade atingem todas as empresas e não somente as do lucro real, pois independentemente da forma de tributação, todas as empresas sao obrigadas a fazer os seus lançamentos contabeis com base no ifrs e consequentemente terão ajustes no RTT. Portanto, todas as empresas precisam fazer o RTT mesmo que em planilhas de controle (no caso do lucro presumido) .


0

Postou 17/06/2011 - 10:20 (#5) Membro offline   Luiza Fiorin 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 20
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP Campinas - SP
  • Posição 102

Oi Marcelo

o RTT é um poouco complicado
existem muitos cursos explicando os detalhes sobre esse assunto

todas a sempresas devem aderir nao so as de lucro real

sao uns calculos muito complicados de fazer, eu participei de varias palestras sobre o assunto e por aqui nao tem condiçoes de explicar os detalhes
mas se voce quiser posso lhe enviar as apostilas dos cursos que participei
abraços
Luiza
0

Postou 17/06/2011 - 10:31 (#6) Membro offline   Tiago Pinto 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 148
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP Ribeirão Preto - SP
  • Posição 19

Ver postLuiza Fiorin, em 17/06/2011 - 10:20, disse:

Oi Marcelo

o RTT é um poouco complicado
existem muitos cursos explicando os detalhes sobre esse assunto

todas a sempresas devem aderir nao so as de lucro real

sao uns calculos muito complicados de fazer, eu participei de varias palestras sobre o assunto e por aqui nao tem condiçoes de explicar os detalhes
mas se voce quiser posso lhe enviar as apostilas dos cursos que participei
abraços
Luiza


Que legal Luiza.
Seria uma boa se você disponibilizar essas apostilas pra gente.
É um assunto tão complexo, mais tão importante e com certeza, pelo menos pra mim, serão muito bem vindas.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma