Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Bancos reivindicam dedução de juro da casa própria no IR - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Bancos reivindicam dedução de juro da casa própria no IR

Postou 20/06/2011 - 09:49 (#1) Guest_Rogério de Jesus_*

  • Grupo: Visitantes
  • Posição 0

Bancos reivindicam dedução de juro da casa própria no IR

Proposta visa suavizar impacto da elevação das taxas no crédito quando acabarem os recursos da poupança

EUA e vários países europeus permitem ao mutuário deduzir os juros pagos ao banco na declaração anual de IR

DE SÃO PAULO


Além de defender a isenção de Imposto de Renda para os investidores que financiarem o crédito habitacional comprando "CDBs imobiliários", os bancos pleiteiam que a Receita Federal permita ao mutuário da casa própria deduzir os juros pagos na declaração anual do IR, como ocorre nos EUA e em vários países europeus.
Segundo Luiz Antonio França, presidente da Abecip (Associação do Crédito Imobiliário), o benefício fiscal dado às duas pontas -investidor e emprestador- reduzirá o impacto das taxas altas que deverão prevalecer, inicialmente, nos financiamentos sem o dinheiro barato da poupança.
Hoje, os bancos financiam a casa própria captando dinheiro da caderneta, pagando juros tabelados de 6,17% ao ano mais a TR (Taxa Referencial). O dinheiro é emprestado ao mutuário com taxa de até 12% mais a TR.
"Será importante mesmo que seja uma medida temporária para suavizar esse período de transição, quando se esgotar o dinheiro da poupança", disse França.
O presidente da Abecip lembra que essa transição só era esperada quando os juros estivessem abaixo de 8% ao ano- mais próximo do que paga hoje a poupança-, o que não aconteceu por conta do aumento da inflação.
"É um pleito justo e uma forma inteligente de suavizar o impacto das taxas de juros do governo, que seguem altas. A Receita Federal perde de um lado, mas ganha em vários outros. O setor imobiliário é o que mais emprega e puxa vários segmentos da economia", disse Marcelo Prata, presidente da Canal do Crédito, corretora especializada em crédito imobiliário.
(TONI SCIARRETTA)



E EU COM ISSO?
CONCORRÊNCIA PODE REDUZIR TAXA DE JUROS

As novas modalidades aumentarão a oferta de crédito habitacional e devem pressionar pela redução nas taxas dos financiamentos. Mas, para isso, os juros pagos pelo governo precisam ficar menos atrativos. Hoje, os investidores preferem garantir 12,25% (taxa atual da Selic) a assumir o risco de inadimplência da habitação.




Fonte: Folha de S.Paulo
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma