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Líder deve estar preparado para momentos de solidão
Postou 22/06/2011 - 14:34 (#1)
SÃO PAULO – Quem assume um cargo de liderança deveestar preparado para se deparar com momentos de solidão, segundo alerta a consultorade recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marion Caruso.
Isso porque, explica ela, há decisões que não podem ser compartilhadas einformações que o líder deve guardar para si.
“Uma posição de liderança traz momentos de solidão. Há decisões que o líder temque tomar sozinho e informações que não podem ser repassadas. Momentos demudança na empresa, por exemplo, podem causar ansiedade na equipe. O líder,então, deve manter a informação em sigilo”, explica Marion.
No caminho da liderança
Profissionais que estão começando a trilhar o caminho da liderança também devemse preparar para enfrentar momentos de solidão.
Neste caso, entretanto, explica a consultora, a solidão se dá pelo fato de oprofissional se sentir excluído pelos membros da equipe.
“Qualquer oportunidade de promoção gera ciúmes e impacto no grupo como um todo.Com certeza, esta pessoa vai sentir um tratamento diferente, mas ela devemostrar que é um aliado e não alguém a ser combatido”.
O que fazer?
Marion orienta aos profissionais que estão assumindo posições de liderança quese mostrem parceiros e aliados dos outros membros da equipe.
Além disso, diz ela, ajuda se o superior deste profissional deixar as coisasclaras para a equipe. Este superior também deve se policiar para não dar umtratamento diferente para o novo líder ou para qualquer outro membro do grupo,para não deixar os outros profissionais inseguros pela falta de afinidade com ogestor.
Para quem já está em cargos de liderança há algum tempo e ainda sofre com oschamados momentos de solidão que a posição proporciona, a dica, segundo aespecialista, é tentar fazer uma liderança mais participativa ou mesmo buscar aajuda de coaching ou terapia.
Por Gladys Ferraz Magalhães
Postou 22/06/2011 - 21:33 (#4)
Que todos nós tenhamos algum momrnto de isolamento, vá lá.
Mas um lider tem que saber conciliar seu trabalho com as necessidades de sua equipe e o contato o tempo todo é uma forma de manter o time unido e confiante no chefe,
Mas um lider tem que saber conciliar seu trabalho com as necessidades de sua equipe e o contato o tempo todo é uma forma de manter o time unido e confiante no chefe,
Postou 22/06/2011 - 21:46 (#5)
Ótima matéria. Muitas vezes nossos colaboradores não entendem que temos obrigações a cumprir e que somos cobrados também e a guarda de algumas informações são umas delas. Muitos confundem a amizade com o profissional.
Postou 23/06/2011 - 00:29 (#7)
Não concordo em absoluto com o consultor. este tipo de chefe, que se isola e distancia de sua equipe é coisa que devia estar esquecida no passado. O verdadeiro líder é aquele que sabe compartilhar informações com sua equipe, e principalmente, sabe formar uma equipe com a qual possa realizar este trabalho. Sua liderança deve ser respeitada por sua atuação e capacidade de se impor por seus méritos e não porque alguém lá de cima assim determinou. A interação com sua equipe só o ajudará desenvolver um bom trabalho.
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