Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Mapa Resumo ECF - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

RJ
Mapa Resumo ECF Forma de Registro das Reduções Z

Postou 09/07/2011 - 14:02 (#1) Membro offline   EBarreto 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 4
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: RJ Rio de Janeiro - RJ
  • Posição 606

Bom sábado a todos os contabilistas e simpatizantes da profissão contábil:

Estou com uma dúvida em relação ao preenchimento do Mapa Resumo ECF. Preciso fazer um mapa para cada Redução Z ou posso fazer apenas um no final do período de apuração demonstrando todas as movimentações de Reduções Z do período. Como o sistema da minha cliente não gera esse documento, preciso prepará-lo em excel, tornando a tarefa extremamente trabalhosa.

Abraços a todos.

Eduardo Barreto.
0

Postou 09/07/2011 - 21:48 (#2) Membro offline   Anaíta Rodrigues 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 306
  • Cadastrado: 11/06/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 10

Eu tb estou com esse problema. Lá na empresa impantou o PAF-ECF e eu não estou sabendo direito quais as obrigações a cumprir, ou seja não sei que precisa fazer. Tem algum material que fala sobre isso?
Agradeço a todos que puderem ajudar.
0

Postou 12/07/2011 - 22:38 (#3) Membro offline   EBarreto 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 4
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: RJ Rio de Janeiro - RJ
  • Posição 606

Anaíta,

Posso te passar as obrigações que tenho que cumprir aqui no RJ, que acredito não ser muito diferente das daí da BA. Para o usuário do equipamento deve ser feito diariamente a abertura e fechamento das movimentações. A primeira é chamada de Leitura X e a segunda de Redução Z. A Redução Z é feita no final do expediente do estabelecimento e, depois de executada, desabilita o equipamento até o dia seguinte. Equivale ao fechamento de caixa.

A Leitura X é o inverso, pois compreende a abertura do caixa, assim que a loja é aberta. No final do mês deve ser emitido pela impressora fiscal a Leitura Memória Fiscal, que compreende todas as Reduções Z do mês. Com esse documento é que eu preparo o Mapa Resumo do qual postei incialmente nesse fórum. Esse mapa TEM que ser guardado junto com as Leituras X, Reduções Z e Leitura Memória Fiscal por um período de 5 anos, ficando no estabelecimento a disposição da fiscalização. A obrigação para confecção do Mapa Resumo ocorre quando o estabelecimento tem mais de 3 ECF`s ou, como é o meu caso, se ocorre cancelamentos de cupons fiscais.

Após o fim do mês o usuário do ECF deve emitir o arquivo SINTEGRA para transmissão à SEFAZ, no caso aqui do RJ, todo o dia 25.

Quando começei a ler sobre o ECF pesquisei na SEFAZ e encontrei bons materiais que me ajudaram no início. Sugiro que você entre na SEFAZ de sua cidade e pesquise por lá.

Caso você tenha mais algumas dúvidas e se eu souber respondê-las fique a vontade para perguntar.


Abraços.




-
0

Postou 13/07/2011 - 11:53 (#4) Membro offline   Romulo Viana 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 21
  • Cadastrado: 03/07/2011
  • Localidade: MG Viçosa - MG
  • Posição 94

Olá EBarreto!

Segundo a Legislação Mineira o Mapa Resumo deve ser tratado da seguinte forma:

RICMS
Art. 136. O Mapa Resumo ECF, modelo 06.07.59, será emitido pelo estabelecimento que, cumulativamente, realizar operações relativas à circulação de mercadorias e possuir mais de 3 (três) equipamentos autorizados para uso fiscal.

Art. 137. Com base nas Reduções Z emitidas pelo ECF, as operações e as prestações deverão ser registradas, diariamente, mediante o preenchimento do formulário Mapa Resumo ECF, que deverá conter:

I - a denominação "MAPA RESUMO ECF";

II - a numeração, em ordem seqüencial, de 000.001 a 999.999, reiniciada quando atingido este limite;

III - a data (dia, mês e ano);

IV - a razão social, o endereço e os números de inscrição estadual, municipal e no CNPJ do estabelecimento;

V - as colunas:

a) "Documento Fiscal", subdividida em:

a.1) "Série (ECF)", para registro do número de série de fabricação do ECF;

a.2) "Número (CRZ)", para registro do número do Contador de Redução Z;




http://www.fazenda.m...2008.htm#art136fonte:


0

Postou 13/07/2011 - 12:20 (#5) Guest_Novidades do Fiscal_*

  • Grupo: Visitantes
  • Posição 0

EBarreto !

Eu tenho um modelo de mapa resumo de ECF, se você quiser eu posso enviar é super fácil e é no excel !!!

Bjusss


0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma