Bom dia a todos!
Alguém sabe qual o percentual aceitável na variação do volume no tranporte de óleo diesel?
Att
Robert
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Variação do Volume no Transporte de Óleo Diesel
Postou 13/07/2011 - 18:03 (#3)
A variação se dá por questõs de temperatura/evaporação, dependendo do horário de carregamento/descarrego, porém, o percentual permitido/tolerado
de perda pela SEFAZ é de 0,6% (LMC).
de perda pela SEFAZ é de 0,6% (LMC).
Postou 13/07/2011 - 18:14 (#4)
Osmun Tadeu, em 13/07/2011 - 18:03, disse:
A variação se dá por questõs de temperatura/evaporação, dependendo do horário de carregamento/descarrego, porém, o percentual permitido/tolerado
de perda pela SEFAZ é de 0,6% (LMC).
de perda pela SEFAZ é de 0,6% (LMC).
Boa noite Osmun,
Tem alguma normatização, regulamentação que cita este pencentual?
Vi que tem a Resolução 108 do Copam, mas, pelo que entendi, ela trata de aspectos relacionados à Passivo Ambiental. Esse percentual pelo que entendi regula sobre as variações de produtos movimentados e estocados por um período mínimo de 30 dias.
Eu estou querendo esta informação, por que a empresa em que trabalho compra óleo diesel de um distribuidor. Geralmente o caminhão é carregado em um dia e o óleo entrgue no dia seguinte, ou seja, o recebimento nunca passa de 48 horas do carregamento.
Sempre estamos apurando variações negativas no recebimento e a distribuidora alega que só podemos solicitar o desconto se a variação for superior a 0,6%, mas, cá pra nós, 0,6% de 10.000 litros são 60 litros. Será que de um dia para o outro a evaporação pode chegar a 60 litros?
Att.
Robert Moreira da Silva
Postou 14/07/2011 - 12:45 (#5)
Robert Moreira da Silva, em 13/07/2011 - 18:14, disse:
Boa noite Osmun,
Tem alguma normatização, regulamentação que cita este pencentual?
Vi que tem a Resolução 108 do Copam, mas, pelo que entendi, ela trata de aspectos relacionados à Passivo Ambiental. Esse percentual pelo que entendi regula sobre as variações de produtos movimentados e estocados por um período mínimo de 30 dias.
Eu estou querendo esta informação, por que a empresa em que trabalho compra óleo diesel de um distribuidor. Geralmente o caminhão é carregado em um dia e o óleo entrgue no dia seguinte, ou seja, o recebimento nunca passa de 48 horas do carregamento.
Sempre estamos apurando variações negativas no recebimento e a distribuidora alega que só podemos solicitar o desconto se a variação for superior a 0,6%, mas, cá pra nós, 0,6% de 10.000 litros são 60 litros. Será que de um dia para o outro a evaporação pode chegar a 60 litros?
Att.
Robert Moreira da Silva
Tem alguma normatização, regulamentação que cita este pencentual?
Vi que tem a Resolução 108 do Copam, mas, pelo que entendi, ela trata de aspectos relacionados à Passivo Ambiental. Esse percentual pelo que entendi regula sobre as variações de produtos movimentados e estocados por um período mínimo de 30 dias.
Eu estou querendo esta informação, por que a empresa em que trabalho compra óleo diesel de um distribuidor. Geralmente o caminhão é carregado em um dia e o óleo entrgue no dia seguinte, ou seja, o recebimento nunca passa de 48 horas do carregamento.
Sempre estamos apurando variações negativas no recebimento e a distribuidora alega que só podemos solicitar o desconto se a variação for superior a 0,6%, mas, cá pra nós, 0,6% de 10.000 litros são 60 litros. Será que de um dia para o outro a evaporação pode chegar a 60 litros?
Att.
Robert Moreira da Silva
Caro Robert,
Segue legislação:
PORTARIA - DNC Nº 26, DE 13 DE NOVEMBRO DE 1992
RESOLVE: Instituir o livro de movimentação de combustíveis (LMC) para registro diário, pelos PR's dos estoques e movimentação de compra e venda de produtos e dá outras providências.
Art. 5º - Independentemente de notificação do DNC, quando for constatada perda do estoque físico de combustível superior a 0,6% (seis décimos por cento) caberá ao PR proceder a apuração das causas e, se detectado vazamento para o meio ambiente, providenciar reparo do(s) equipamento(s) correspondente(s).
Esse percentual é sobre o estoque físico diário, por exemplo: você tem 1.000 em estoque , compra + 10.000, vende 500 = 10.500 x 0,6%
Lembrando que se ficar negativo por 4 dias consecutivos, poderá ser notificado pela ANP
Se o caminhão for carregado a uma temperatura de 41 graus, em cima de 5.000 litros, você perde por baixo 200 litros. O recomendável é carregar numa temperatura
em torno de 38 graus que ai sua perda é quase zero. Se pelo seu boletim de análise você constatar uma variação maior de 3 graus do carregamento até o descarrego (termômetro/análise no seu posto), a distribuidora tem a obrigação de fazer tal reparação. Porém se a sua variação percentual estiver na casa de 0,5% ai tá normal.
Outro agravante que você deve verificar é quanto a mistura do diesel/biodiesel, por conta dessa mistura, há incidência de água, que está causando problemas
em muitos tanques de postos.
Postou 18/07/2011 - 10:19 (#6)
Osmun Tadeu, em 14/07/2011 - 12:45, disse:
Caro Robert,
Segue legislação:
PORTARIA - DNC Nº 26, DE 13 DE NOVEMBRO DE 1992
RESOLVE: Instituir o livro de movimentação de combustíveis (LMC) para registro diário, pelos PR's dos estoques e movimentação de compra e venda de produtos e dá outras providências.
Art. 5º - Independentemente de notificação do DNC, quando for constatada perda do estoque físico de combustível superior a 0,6% (seis décimos por cento) caberá ao PR proceder a apuração das causas e, se detectado vazamento para o meio ambiente, providenciar reparo do(s) equipamento(s) correspondente(s).
Esse percentual é sobre o estoque físico diário, por exemplo: você tem 1.000 em estoque , compra + 10.000, vende 500 = 10.500 x 0,6%
Lembrando que se ficar negativo por 4 dias consecutivos, poderá ser notificado pela ANP
Se o caminhão for carregado a uma temperatura de 41 graus, em cima de 5.000 litros, você perde por baixo 200 litros. O recomendável é carregar numa temperatura
em torno de 38 graus que ai sua perda é quase zero. Se pelo seu boletim de análise você constatar uma variação maior de 3 graus do carregamento até o descarrego (termômetro/análise no seu posto), a distribuidora tem a obrigação de fazer tal reparação. Porém se a sua variação percentual estiver na casa de 0,5% ai tá normal.
Outro agravante que você deve verificar é quanto a mistura do diesel/biodiesel, por conta dessa mistura, há incidência de água, que está causando problemas
em muitos tanques de postos.
Segue legislação:
PORTARIA - DNC Nº 26, DE 13 DE NOVEMBRO DE 1992
RESOLVE: Instituir o livro de movimentação de combustíveis (LMC) para registro diário, pelos PR's dos estoques e movimentação de compra e venda de produtos e dá outras providências.
Art. 5º - Independentemente de notificação do DNC, quando for constatada perda do estoque físico de combustível superior a 0,6% (seis décimos por cento) caberá ao PR proceder a apuração das causas e, se detectado vazamento para o meio ambiente, providenciar reparo do(s) equipamento(s) correspondente(s).
Esse percentual é sobre o estoque físico diário, por exemplo: você tem 1.000 em estoque , compra + 10.000, vende 500 = 10.500 x 0,6%
Lembrando que se ficar negativo por 4 dias consecutivos, poderá ser notificado pela ANP
Se o caminhão for carregado a uma temperatura de 41 graus, em cima de 5.000 litros, você perde por baixo 200 litros. O recomendável é carregar numa temperatura
em torno de 38 graus que ai sua perda é quase zero. Se pelo seu boletim de análise você constatar uma variação maior de 3 graus do carregamento até o descarrego (termômetro/análise no seu posto), a distribuidora tem a obrigação de fazer tal reparação. Porém se a sua variação percentual estiver na casa de 0,5% ai tá normal.
Outro agravante que você deve verificar é quanto a mistura do diesel/biodiesel, por conta dessa mistura, há incidência de água, que está causando problemas
em muitos tanques de postos.
Obrigado pelo apoio.
Att.
Robert Moreira da Silva
Postou 18/07/2011 - 10:22 (#7)
Esse percentual é sobre o estoque físico diário, por exemplo: você tem 1.000 em estoque , compra + 10.000, vende 500 = 10.500 x 0,6%
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