Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Dúvida icms rs - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

RS
Dúvida icms rs

Postou 14/07/2011 - 09:20 (#1) Membro offline   walter 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 5
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Sapiranga - RS
  • Posição 453

Quando eu emito uma nota fiscal de saída para SP, minha nota sai com a alíquota de 12%, estes outros 5% (da alíquota do RS) sou eu quem tenho que pagar junto na minha guia mensal de ICMS?

Outra coisa, quando eu recebo uma nota de SP, ele chega com a alíquota de 12%, e estes 5% que paga é a empresa que me mandou a nota? E o meu credito de ICMS neste caso é 12% ou 17%?


0

Postou 14/07/2011 - 12:24 (#2) Membro offline   BRANDÃO 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 438
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 4

Ver postwalter, em 14/07/2011 - 09:20, disse:

Quando eu emito uma nota fiscal de saída para SP, minha nota sai com a alíquota de 12%, estes outros 5% (da alíquota do RS) sou eu quem tenho que pagar junto na minha guia mensal de ICMS?

Não, quem vai pagar é o contribuinte de São Paulo quando vender a mercadoria.

Outra coisa, quando eu recebo uma nota de SP, ele chega com a alíquota de 12%, e estes 5% que paga é a empresa que me mandou a nota? E o meu credito de ICMS neste caso é 12% ou 17%?
O seu crédito será de 12% e quando você vender sua mercadoria você vai pagar a alíquota cheia sobre o valor da venda.



As orientações acima são para compra e venda de mercadorias ou materias primas. Se forem compra e venda para imobilizado ou para consumo a situação é outra
0

Postou 14/07/2011 - 17:27 (#3) Membro offline   walter 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 5
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Sapiranga - RS
  • Posição 453

Ver postBRANDÃO, em 14/07/2011 - 12:24, disse:

As orientações acima são para compra e venda de mercadorias ou materias primas. Se forem compra e venda para imobilizado ou para consumo a situação é outra



Saudações:
São para compra de mercadorias e de materias primas. Grato, Walter.
0

Postou 15/07/2011 - 13:27 (#4) Membro offline   jankee 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 11
  • Cadastrado: 05/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 187

Ver postBRANDÃO, em 14/07/2011 - 12:24, disse:

As orientações acima são para compra e venda de mercadorias ou materias primas. Se forem compra e venda para imobilizado ou para consumo a situação é outra

0

Postou 15/07/2011 - 13:35 (#5) Membro offline   jankee 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 11
  • Cadastrado: 05/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 187

tens que ver se a mercadoria enviada para são paulo não esta em nenhum protocolo de substituição tributária, ai o cálculo é outro;o rio grande do sul tem como estados signatarios são paulo e minas gerais.
se não tiver substituição tributária o teu débito de icms é só os 12%;
agora quando voce compra de fora do estado do rs mercadorias para revenda e algumas para uso e consumo e imobilizado(ver tabela RICMS_RS) ai voce recolhe o diferencial de aliquota(5%) para o estado do riogrande do sul através de uma GA no dia 20 do segundo mes subsequente ao do fato gerador(ex.comprou em julho/11 recolher em 20/09/2011)
:)
0

Postou 15/07/2011 - 13:41 (#6) Membro offline   Cristiane sh 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 27
  • Cadastrado: 14/07/2011
  • Localidade: RS São Leopoldo - RS
  • Posição 92

Ver postjankee, em 15/07/2011 - 13:35, disse:

tens que ver se a mercadoria enviada para são paulo não esta em nenhum protocolo de substituição tributária, ai o cálculo é outro;o rio grande do sul tem como estados signatarios são paulo e minas gerais.
se não tiver substituição tributária o teu débito de icms é só os 12%;
agora quando voce compra de fora do estado do rs mercadorias para revenda e algumas para uso e consumo e imobilizado(ver tabela RICMS_RS) ai voce recolhe o diferencial de aliquota(5%) para o estado do riogrande do sul através de uma GA no dia 20 do segundo mes subsequente ao do fato gerador(ex.comprou em julho/11 recolher em 20/09/2011)
:)


Oi Jankee

Mas quando eu faço este recolhimento em GA no mês subsequente, eu posso me creditar deste ICMS? E como eu faço? Eu me credito no mês de Julho ou somente eu setembro?
0

Postou 15/07/2011 - 14:58 (#7) Membro offline   LeandroPavini 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 175
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP Bauru - SP
  • Posição 16

Walter,

Se eu entendi sua dúvida:

SE SUA EMPRESA FOI "SIMPLES", SEU CLIENTE (SP-18%) RECOLHE A DIFERENÇA DE 6% DE ALIQUOTA.
SE SUA EMPRESA FOI "SIMPLES", SUA EMPRESA (RS-17%) RECOLHE A DIFERENÇA DE 5% DE ALIQUOTA.
Obs: Não sei se o Estado do RS exige esse recolhimento. São Paulo exige.

SE SUA EMPRESA FOR "NORMAL" SEU CLIENTE (SP-18%) SE CREDITA DOS 12%.
SE SUA EMPRESA FOR "NORMAL", SUA EMPRESA (RS-17%) SE CREDITA DOS 12%.

Abraços.
0

Postou 15/07/2011 - 15:05 (#8) Membro offline   jankee 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 11
  • Cadastrado: 05/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 187

oi!!
este crédito tem que ser feito uma nota fiscal de adjudicação.
debita num mes credito no outro. exemplo:
o débito ocorreu em jullho credita em agosto
atraves de uma nota de adjudicação:
cfop 1949 POR SER UMA OPERAÇÃO INTERNA
destinatario: a propria empresa;
no valor do icms coloca o valor do icms debitado no mes anterior.
na coluna observações coloca-se:
NF EMITIDA NOS TERMOS DA IN DRP 006/2009 REF DIF DE ALIQUOTA INTERSTADUAL DO MES XX/2011 E NOS TERMOS DO LIVRO II, ART 26,II DO RICMS-RS

EMPRESAS DO SIMPLES O DIFERENCIAL DE ALIQUOTA É CUSTO


QUANDO TIVER O DEBITO DE DIFERENCIAL TEM QUE FAZER UMA NOTA DE SAIDA


BJSS





0

Postou 15/07/2011 - 16:10 (#9) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Boa tarde Colegas!!!

Normalmente, na aquisição da mercadoria o adquirinte recolhe a diferença de alíquota. Esta diferença é incorporada ao custo de aquisição da mercadoria.
Existem algumas regras para tomar crédito quando a compra referir-se a um bem imobilizado.

Abraço,
0

Postou 15/07/2011 - 16:58 (#10) Membro offline   BRANDÃO 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 438
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 4

Caramba!
O colega fez uma pergunta simples de compra e venda de mercadorias conforme ele mesmo disse.
Depois os colegas colocaram outro assunto e misturaram as questões, causando, uma ligeira divergência.

Vamos restringir a resposta ao que foi perguntado: Uma empresa normal, não sujeita ao simples e sem ST:

Compra para consumo é uma coisa.
Compra para imobilizado é outra coisa.
compra para revenda é Outra coisa.

Na 1ª deve ser recolhida a diferença e não há credito.
Na 2ª deve ser recolhida a diferença e se o imobilizado for uso comercial ou industrial poderá ser feito o crédito, regra geral, em 48 meses.
Na 3ª como respondido no meu post e confirmado pelo colega que perguntou.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma