Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Gastos com Gasolina - Veículo Pessoal - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Gastos com Gasolina - Veículo Pessoal

Postou 19/07/2011 - 12:53 (#1) Membro offline   Pablo HP 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 12/07/2011
  • Localidade: MG Belo Horizonte - MG
  • Posição 11

Bem, nem sei se este é o tópico certo, mas foi o que me pareceu mais viável. Portanto, vamos lá.

Gastos com Gasolina - Veículo Pessoal.

Um dono da empresa possui um veículo.
Este não está classificado como ativo da empresa.
No entanto, utiliza o carro para trabalhar em prol da empresa.
Os gastos com gasolina podem ser contabilizados na empresa mesmo que a empresa não tenha veículos?
0

Postou 19/07/2011 - 13:01 (#2) Guest_Gisele Santos_*

• Grupo: Visitantes
  • Posição 0

O primeiro passo é voce fazer um contrato de locação, como se a pessoa fisica estivesse alugando o carro para a pessoa jurídica, deverá também fazer os recibos de aluguel mensalmente, assim voce poderia contabilizar os gastos com combustível, mas, sem qualquer documentação de locação que afirme que o carro é usado a serviço da empresa não seria aconselhável contabilizar esses gastos.

Espero te-lo Ajudado

Abraços

0

Postou 19/07/2011 - 13:07 (#3) Membro offline   LeandroPavini 

• Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP Bauru - SP
  • Posição 16

Se fizer o contrato de locação acho melhor tambem.

Se tirar as notas fiscais em nome da Empresa, tambem pode ser contabilizado.

Lembrando que os gastos com diretoria deve ser adicionado ao Lucro se a Empresa se enquadrar no Lucro Real.

Espero ter ajudado.

T+.

Ver postGisele Santos, em 19/07/2011 - 13:01, disse:

O primeiro passo é voce fazer um contrato de locação, como se a pessoa fisica estivesse alugando o carro para a pessoa jurídica, deverá também fazer os recibos de aluguel mensalmente, assim voce poderia contabilizar os gastos com combustível, mas, sem qualquer documentação de locação que afirme que o carro é usado a serviço da empresa não seria aconselhável contabilizar esses gastos.

Espero te-lo Ajudado

Abraços

0

Postou 19/07/2011 - 14:08 (#4) Membro offline   Pablo HP 

• Posição 11

No caso é uma empresa simples.
Os recibos de gasolina estão em nome da empresa.
Como procedo para fazer contrato de locação com pessoa física, a pessoa física terá que ter algum registro específico para locação de veículo?
Se o valor da locação for muito alto, por exemplo, não que vá ser, deverá pagar quais impostos?
Saberiam me informar?
Abraços.
0

Postou 19/07/2011 - 14:24 (#5) Membro offline   Marcelo Moura 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MG Curvelo - MG
  • Posição 1

Não sendo estes gastos elevados (ex: 1 a 2 tanques/mes (+/- 250,00 reais não é um valor representativo - com Nota Fiscal) acho que não há necessidade de contrato e locação do veículo, até porque se por contrato sugere que há uma remuneração (aluguel) que poderá ser uma despesa fictícia.... o proprietário assina os recibos....e talvez não haja o efetivo pagamento.

1

Postou 19/07/2011 - 15:16 (#6) Membro offline   Pablo HP 

• Posição 11

Bem, eu tenho casos que realmente os valores serão baixo, mas eu tenho casos que os valores serão maiores, pois o carro é utilizado para realizar viagens e fazer compras e o gasto com gasolina e pedágio são altos.
Se o funcionário (digamos assim) realiza despesas com veículo próprio para fins comerciais da empresa, mesmo a empresa não possuindo veículo em seu nome, estas despesas com veículo poderiam ser reembolsadas ao funcionário desde que as notas estivessem em nome da empresa? e se as notas não estivessem em nome da empresa, poderiam ser pagas ao funcionário a título de reembolso de despesas ou algo do gênero?
Será que alguém mais poderia nos dar uma luz sobre esta questão?

O fato de fazer um contrato entre a empresa e o dono do veículo, sendo estas pessoas a mesma pessoa, pode ser realizado contrato? Ou seja, contrato de locação entre "eu" e "eu mesmo", hehe, isto é viável?
0

Postou 19/07/2011 - 15:22 (#7) Membro offline   ALEXIO 

• Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: RJ São Gonçalo - RJ
  • Posição 8

A emissão da NF com os gostos mensal em nome da empresa é o suficiente
0

Postou 19/07/2011 - 15:53 (#8) Membro offline   Pablo HP 

• Posição 11

Mesmo que a empresa não tenha veículos (ativos) contabilizados? ou pelo menos contrato de locação de veículos? Posso contabilizar normalmente estes gastos sem ter que explicar em que veículo foi utilizado aquele valor? Mesmo que a NF esteja em nome da empresa? Pergunto tudo isto por que acho meio estranho...
0

Postou 19/07/2011 - 16:02 (#9) Guest_Gisele Santos_*

• Grupo: Visitantes
  • Posição 0

NÃO HAVERIA NENHUM PROBLEMA EM EMITIR UM CONTRATO PARA O PRÓPRIO DONO DA EMPRESA, POIS PESSOA FÍSICA E PESSOA JURÍDICA SÃO PESSOAS DISTINTAS, APESAR DA SEMELHANÇA NO NOME EMPRESARIAL COM O NOME DA PESSOA FÍSICA.

0

Postou 22/07/2011 - 10:35 (#10) Membro offline   Pablo HP 

• Posição 11

Obrigado Gisele.

Só não encontrei nada a respeito do assunto, será que mais alguém possui a mesma opinião? ou saberia alguma base legal para o assunto? Grato.
0

Postou 22/07/2011 - 12:24 (#11) Membro offline   Bruno Eduardo L Pippi 

• Localidade: RS Santa Maria - RS
  • Posição 23

Voce deve fazer o contrato de locação, mas não esquece que o valor da locação é receita para a pessoa física.
0

Postou 22/07/2011 - 12:46 (#12) Membro offline   Joselia Pires 

• Localidade: PA Belém - PA
  • Posição 66

Bem,

Na empresa em que trabalho, os executivos de vendas também utilizam o carro em prol da empresa. Damos a eles, toda semana, uma requisição de abastecimento em um dos postos conveniados. Não existe contrato de locação. Apenas um controle dos gastos de combustíveis para os mesmos.

0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma