Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Planejamento Tributário - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Planejamento Tributário Notícias

Postou 21/07/2011 - 22:16 (#1) Membro offline   adenilton 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 253
  • Cadastrado: 08/07/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 12

Planejamento tributário:

Cada dia mais importante para o sucesso das empresas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), no país aproximadamente 33% do faturamento empresarial é destinado ao pagamento de impostos e outros tributos.

Atualmente os impostos, taxas, contribuições e demais tributos representam grande parcela dos custos de uma empresa, não é mesmo? Com a globalização da economia e os altos preços praticados no mercado, uma administração correta das cargas tributárias acabou tornando-se questão de sobrevivência empresarial.

Acontecem tantas coisas ao mesmo tempo que fica difícil às empresas acompanharem tudo de perto. E para auxiliar as organizações nessas questões, existem empresas e profissionais especializadas no assunto, que prestam uma consultoria completa. É o caso da curitibana Bilanz Gestão Contábil, que atua com outsourcing nas áreas contábil, fiscal e de consultoria.

Entre alguns dos serviços oferecidos pela empresa está o planejamento tributário. “Trata-se de uma análise objetiva das operações e procedimentos, regime de tributação e estrutura societária do contribuinte, concluindo por alternativas para minimizar a carga tributária e aumentar a eficiência financeira”, afirma Gilmar Rissardi, contador e sócio da empresa.

Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, cerca de 33% do faturamento das empresas é destinado ao pagamento de tributos. Apenas a carga do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro das empresas, por exemplo, pode chegar a mais de 50% do lucro líquido. “Desenvolver um planejamento tributário é tão importante quando controlar o fluxo de um caixa ou fazer investimentos. Se feito por meio de uma análise minuciosa da legislação, o contribuinte pode reduzir de forma significativa a carga tributária, promovendo assim uma melhoria na eficiência empresarial e no seu orçamento”, comenta Gilmar.

De acordo com o advogado Jefferson Brückheimer – especialista em advocacia empresarial – existem duas formas de amenizar o pagamento de tributos. A elisão é uma maneira legal para diminuir o peso da carga tributária. Já a evasão trata-se de métodos ilícitos para evitar o pagamento de tributos. “A evasão nada mais é do que sonegação e sonegação é crime. Já a elisão consiste na adoção de práticas e condutas lícitas cuja finalidade é a economia de tributos, reduzindo assim o impacto da carga tributária para as empresas”, comenta o advogado.

Jefferson Brückheimer ressaltou ainda a importância de um especialista para acompanhar o planejamento. “A Receita Federal está muito bem equipada, com sistemas eficientes e cada vez mais ágeis. Portanto, a fiscalização é cada vez mais rigorosa. As empresas precisam estar bem atentas e prevenidas para evitar futuros problemas”, finaliza.



Fonte: http://www.jornalcontabil.com.br
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma