Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Simples Nacional - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

SP
Simples Nacional Duvidas na contabilização

Postou 27/07/2011 - 16:56 (#1) Membro offline   Gilberto Silva 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 18/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 827

Boa tarde;



Sou inexperiente e peguei uma empresa do simples nacional para exercitar a contabilidade, estou conifgurando o plano de contas e minha duvida é a seguinte esta empresa é comercial, ela tem direito de recuperar os impostos das mercadorias que serao revendidas ou pelo fato de ser Simples nao haverá devo registras as mercadorias na conta de estoque pelo valor bruto das compras?
0

Postou 27/07/2011 - 20:37 (#2) Membro offline   Lúcio Sousa 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 36
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SP Poá - SP
  • Posição 59

Gilberto,

As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional não poderão apropriar ou transferir créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos por esse regime, nem tampouco poderão utilizar ou destinar qualquer valor a título de incentivo fiscal.

Entretanto, as pessoas jurídicas não-optantes pelo Simples Nacional terão direito a crédito correspondente ao ICMS incidente sobre as suas aquisições de mercadorias de ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, desde que destinadas à comercialização ou industrialização e observado, como limite, o ICMS efetivamente devido pelas optantes pelo Simples Nacional em relação a essas aquisições. Além disso, mediante deliberação exclusiva e unilateral dos Estados e do Distrito Federal, poderá ser concedido, às pessoas jurídicas não-optantes pelo Simples Nacional, crédito correspondente ao ICMS incidente sobre os insumos utilizados nas mercadorias adquiridas de indústria optante pelo Simples Nacional, sendo vedado o estabelecimento de diferenciação no valor do crédito em razão da procedência dessas mercadorias.

Ressalte-se que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, podem conceder isenção ou redução do ICMS ou do ISS específicos para ME ou EPP ou ainda determinar recolhimento de valor fixo para esses tributos.

Para mais detalhes, consultar os artigos 2º-A a 2º-D da Resolução CGSN nº 10, de 28.06.2007


0

Postou 27/07/2011 - 22:25 (#3) Membro offline   ANDRIOLE 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 40
  • Cadastrado: 27/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 50

Ver postGilberto Silva, em 27/07/2011 - 16:56, disse:

Boa tarde;



Sou inexperiente e peguei uma empresa do simples nacional para exercitar a contabilidade, estou conifgurando o plano de contas e minha duvida é a seguinte esta empresa é comercial, ela tem direito de recuperar os impostos das mercadorias que serao revendidas ou pelo fato de ser Simples nao haverá devo registras as mercadorias na conta de estoque pelo valor bruto das compras?



Desculpe meu caro, mas é muito arriscado você pegar um cliente e ter dúvidas tão elementares.

É preciso um mínimo de fundamentos. Não acho adequado exercitar contabilidade desta forma.

Empresas do simples não têm nenhum crédito.
0

Postou 28/07/2011 - 13:13 (#4) Membro offline   Márcia Lanzarini 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 61
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RJ Rio de Janeiro - RJ
  • Posição 36

Não há direitos a recuperar, devido a opção pelo simples.

quote name='Gilberto Silva' timestamp='1311796592' post='9375']
Boa tarde;



Sou inexperiente e peguei uma empresa do simples nacional para exercitar a contabilidade, estou conifgurando o plano de contas e minha duvida é a seguinte esta empresa é comercial, ela tem direito de recuperar os impostos das mercadorias que serao revendidas ou pelo fato de ser Simples nao haverá devo registras as mercadorias na conta de estoque pelo valor bruto das compras?
[/quote]
0

Postou 29/07/2011 - 17:57 (#5) Membro offline   Helida 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 26
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: GO Morrinhos - GO
  • Posição 84

Olha Gilberto não ter experiencia não quer dizer que vc não seja capaz, é assim perguntando e pesquizando que vc vai adquirindo conhecimentos.
Fazer a contabilidade de uma empresa optante pelo simples nacional, não é nem "um bicho de sete cabeças", pois não tem muito que calcular é só vc fazer os lançamentos corretos e ao lançar no PGDAS automaticamente será calculado o valor do imposto a pagar. Mas veja saiba separar bem os cfops sendo tributadas, com substituição ou não...
Boa sorte
0

Postou 29/07/2011 - 20:34 (#6) Membro offline   ANDRIOLE 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 40
  • Cadastrado: 27/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 50

Ver postHelida, em 29/07/2011 - 17:57, disse:

Olha Gilberto não ter experiencia não quer dizer que vc não seja capaz, é assim perguntando e pesquizando que vc vai adquirindo conhecimentos.
Fazer a contabilidade de uma empresa optante pelo simples nacional, não é nem "um bicho de sete cabeças", pois não tem muito que calcular é só vc fazer os lançamentos corretos e ao lançar no PGDAS automaticamente será calculado o valor do imposto a pagar. Mas veja saiba separar bem os cfops sendo tributadas, com substituição ou não...
Boa sorte


Oh Helida, você tem razão, também concordo que inexperiência não é sinônimo de incapacidade. Mas o que eu quis dizer é que é sempre bom pesquisar antes de perguntar pois assim se pode entender melhor a resposta.

Pegar um cliente e não ter bons fundamentos pode levar o cliente a riscos.

Bem, cada um com seu 'QUADRADO".
0

Postou 30/07/2011 - 09:59 (#7) Membro offline   VR CONTABILIDADE 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 257
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 13

Gilberto
Precisando de algum auxilio é só me contactar, pois tenho alguns cliente no simples e posso passar alguns conhecimentos a você, mas seria interessante você dar uma pesquisada, vou deixar como sugestão um livro que tem bastante informação para os profissionais da contabilidade:

Livro : MANUAL DE OBRIGAÇÕES TRIBUTARIAS E ACESSORIAS
AUTOR: REINALDO LUIZ LUNETTI
DISTRIBUIÇÃO: PORTAL TRIBUTARIO EDITORA

Esse livro você compra via internet no portal tributario é um bom investimento e o preço é bem acessível.

www.portaltributario.com.br


Ver postGilberto Silva, em 27/07/2011 - 16:56, disse:

Boa tarde;



Sou inexperiente e peguei uma empresa do simples nacional para exercitar a contabilidade, estou conifgurando o plano de contas e minha duvida é a seguinte esta empresa é comercial, ela tem direito de recuperar os impostos das mercadorias que serao revendidas ou pelo fato de ser Simples nao haverá devo registras as mercadorias na conta de estoque pelo valor bruto das compras?

0

Postou 30/07/2011 - 10:23 (#8) Membro offline   Adriana Padilha 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 13
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: PB João Pessoa - PB
  • Posição 155

Caro Gilberto
Uma empresa optante pelo simples perde todo os incentivos fiscais, não pode recuperar os impostos, nos lançamentos no registro de entradas nem credita e nem debita ok
no site da Receita Federal portal do simples vc pode pesquisar tb toda legislação
0

Postou 07/08/2011 - 23:33 (#9) Membro offline   eduardoluizjr 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 31
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SP Guarulhos - SP
  • Posição 65

Bom o site é fundamentado e elaborado por pessoas que gostariam que profissionais ou não, colocasse seu ponto de vista, portanto creio que o amigo, expos o que havia em sua colocação e procurou o site para sanar suas dificuldades, não nos cabe escrever se ele esta certo ou não, cabe apenas informa-lo, pois caso não queira responder ou dizer que o amigo esta errado ou inexperiente não nos lhes diz respeito, penso que caso a pergunta não fora adequadas a alguns que a ignorem, não respondam, pois outros amigos iram ajudar e sanar possiveis duvidas.

Bom penso eu dessa maneira, pois o que encontro são pessoas aqui de boa fé e que se preocupa com essa classe que a cada dia tem que matar um dinossauro por dia para sobreviver.

Abraço a todos que o ajudaram a mais um colega a sanar sua duvida e caro Gilberto espero encontra-lo em outros debates.

Boa sorte!
0

Postou 08/08/2011 - 07:39 (#10) Membro offline   Marcelo Moura 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 820
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MG Curvelo - MG
  • Posição 1

Gilberto, acho que suas dúvidas já foram sanadas.
Para se chegar à algum lugar, um primeiro passo terá que ser dado. Você está dando o primeiro passo; pelo que vejo com responsbailidade. Este ponto é o que diferencia profissionais de de inconsequentes. Quem, entre nós, não tem ainda uma ou alguma dúvida? Eu tenho! E sempre faço como você o fez: recorro aos amigos, tambem profissionais, pesquisando, estudando..... . Não há nenhuma vergonha. Siga em frente, com coragem, determinação, estudo. Ninguem nasce sabendo e, durante a vida tambem não se aprende tudo. Aqui no Contábil-Experts você encontrará excelentes profissionais que lhe auxiliarão, sem arrogância, prepotencia. Profissionais que terão, antes de tudo, grande satisfação de ajudá-lo. Lembro-me do meu início, da minha trajetória e te digo que ainda e nem nunca, dominarei tudo e que amanhã você poderá estar me auxiliando. Desejo à você todo o sucesso que merece. Um abraço.
0

Postou 08/08/2011 - 08:49 (#11) Guest_GEYSON MACHADO MENDONÇA_*

  • Grupo: Visitantes
  • Posição 0

Ver postMarcelo Moura, em 08/08/2011 - 07:39, disse:

Gilberto, acho que suas dúvidas já foram sanadas.
Para se chegar à algum lugar, um primeiro passo terá que ser dado. Você está dando o primeiro passo; pelo que vejo com responsbailidade. Este ponto é o que diferencia profissionais de de inconsequentes. Quem, entre nós, não tem ainda uma ou alguma dúvida? Eu tenho! E sempre faço como você o fez: recorro aos amigos, tambem profissionais, pesquisando, estudando..... . Não há nenhuma vergonha. Siga em frente, com coragem, determinação, estudo. Ninguem nasce sabendo e, durante a vida tambem não se aprende tudo. Aqui no Contábil-Experts você encontrará excelentes profissionais que lhe auxiliarão, sem arrogância, prepotencia. Profissionais que terão, antes de tudo, grande satisfação de ajudá-lo. Lembro-me do meu início, da minha trajetória e te digo que ainda e nem nunca, dominarei tudo e que amanhã você poderá estar me auxiliando. Desejo à você todo o sucesso que merece. Um abraço.


Caro Gilberto,
Faço das palavras do colega Marcelo as minhas palavras. Siga em frente meu amigo. A vida é um eterno aprendizado !!!

Grande abraço !!!
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma