Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Duvidas empresa de transporte rodoviario de cargas. - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

BA
Duvidas empresa de transporte rodoviario de cargas.

Postou 10/09/2011 - 13:51 (#1) Membro offline   Cristian 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 20
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 113

Boa tarde colegas, estou com varias duvidas sobre a tal empresa que terá sua principal atividade transporte rodoviario de cargas municipal e intermunicipal, sendo que a mesma está no regime Lucro Presumido, como é a primeira vez que pego uma empresa nesse ramo de atividade minhas duvidas são as seguintes:

Os impostos incidentes na atividade de transporte de cargas serão PIS, COFINS, ICMS (intermunicipal), IRPJ, CSLL, ISS (Municipal), INSS PATRONAL? E quanto será a aliquota para cada imposto?

Quando houverá a substituição tributária?

É verdade que a empresa terá mais vantagem estando no regime Lucro Presumido do que no Simples Nacional?

O documento emitido é o CTRC (conhecimento de transporte rodoviario de cargas) em vez da Nota Fiscal de serviços?

Terá algum tipo de redução na aliquota?

Desculpem todas estas perguntas, mais é a primeira vez que pego uma empresa nesse ramo de atividade, e infelizmente ficamos cheios de duvidas, espero que os colegas possam me ajudar.

Att,

Cristian Silva.
0

Postou 10/09/2011 - 16:29 (#2) Membro offline   Guilherme Santos 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 12
  • Cadastrado: 14/08/2011
  • Localidade: RJ Nova Friburgo - RJ
  • Posição 184

Olá Christian

Acabei de receber uma empresa dessa espécie aonde trabalho aqui no RJ esse mes, por isso estou pesquisando também

Essas empresas estão em fase de adequação ao e-CTRC(a adesão ainda é voluntária). Quanto aos documentos transportes intramunipais poderiam ser acobertados por Notas de Serviço com recolhimento de ISS enquanto as demais seriam CTRC com destaque de ICMS .


No que tange CSLL achei o seguinte

Serviços em geral a base de calculo e de 32% com excessao das empresas de transportes de cargas, de passageiros e serviços hospitalares com base de calculo de 12%. Lei 10.684/2003. Obviamente isso aplicado a aliquota de 9% ( informação retiradade um usuario de outro forum)

E sobre o IRPJ

A presunção seria de 8% aplicado sobre a aliquota 15 %

No ICMS achei
2 – Sobre serviço de transportes

O ICMS sobre o serviço de transporte é devido ao local do início da prestação.

Considerando este fato, as Unidades da Federação, por intermédio do Convênio ICMS nº 25/90, estabeleceram que, por ocasião da prestação de serviço de transporte de carga por transportador autônomo ou por empresa transportadora de outra Unidade da Federação não inscrita no cadastro de contribuintes do Estado de início da prestação, a responsabilidade pelo pagamento do ICMS devido poderá ser atribuída :

a) – ao alienante ou remetente da mercadoria, exceto se produtor rural ou microempresa, quando contribuinte do ICMS;

B) – ao destinatário da mercadoria, exceto se produtor rural ou microempresa, quando contribuinte do ICMS, na prestação interna;

c) – ao depositário da mercadoria a qualquer título, na saída da mercadoria ou bem depositado por pessoa física ou jurídica.



Por hora minha pesquisa se resume a isso ( até por que a empresa chegou ate mim no simples e estou fazendo seu Planejamento tributário)

Espero ter ajudado em algo
0

Postou 13/09/2011 - 13:20 (#3) Membro offline   Helida 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 26
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: GO Morrinhos - GO
  • Posição 84

olá
eu faço a contabilidade de duas transportadoras, uma do simples e uma presumida, vejo que estando no simples é mais em conta, podemos comparar o valor do INSS que a alíquota é de 11% p/ o simples e 36,8 para tributação normal, por aí notamos a diferença entre eles. Agora se o faturamento não der para enquadrar no simples, o melhor é o presumido e não o lucro real.
Espero ter ajudado de alguma forma.
0

Postou 14/09/2011 - 11:52 (#4) Membro offline   Cristian 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 20
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 113

Obrigado ao Guilherme e a Helida, com certeza as informações foram de grande valor para mim.

Att,

Cristian Silva.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma