Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Oficina mecanica - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

MS
Oficina mecanica

Postou 29/09/2011 - 00:03 (#1) Membro offline   Guto Munarin 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 39
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MS Dourados - MS
  • Posição 71

Boa noite, empresas como oficinas mecanicas que prestam serviços e compram peças para conserto dos veículos são contribuintes do iss e icms??no caso se nao for optante do simples podem se creditar do icms nas compras dessas peças?no caso são 2 notas fiscais, 1 de serviços e outras de peças? ou pode ser em somente 1 nota junto o serviço e as peças?
Grato.


0

Postou 29/09/2011 - 08:01 (#2) Membro offline   Carelli 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 62
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MS Coxim - MS
  • Posição 35

Nenhuma empresa optante do Simples Nacional pode se creditar seja ICMS, PIS ou COFINS, no caso das notas fiscais são duas coisas distintas venda de mercadorias e prestação de serviços, então cada qual com sua respectivas notas fiscais.
Mas se eu não me engano auto peças tem substituição tributaria estou certo, se estiver errado me corrijam.


Att.....


0

Postou 29/09/2011 - 11:08 (#3) Membro offline   paty 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 44
  • Cadastrado: 28/07/2011
  • Localidade: RS Porto Alegre - RS
  • Posição 47

TEM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA SIM CARELLI


ABRAÇO :)
0

Postou 29/09/2011 - 14:37 (#4) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

No caso de revenda de peças para veículos a maioria já vem com o icms recolhido na indústria em forma de substituição tributária, ficando assim o cliente isento do recolhimento dos mesmos.



Veja esta notícia:

A Receita Federal está descredenciando as oficinas mecânicas de veículos e motocicletas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos (Simples). A medida atinge estabelecimentos de todo o país. Na região não há um levantamento de quantas empresas foram notificadas, mas há casos em Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo.
Para o Fisco, elas não teriam mais direito a constar na lista de setores beneficiados porque no seu quadro essas empresas devem possuir como técnico responsável um engenheiro mecânico, profissão regulamentada que tira as empresas do plano de recolhimento. A conseqüência dessa medida é recolher mais impostos, retroativo aos últimos cinco anos. Em todo país, o setor de reparação automotiva reúne cerca de 100 mil pequenas e médias empresas. Em Santa Cruz há cerca de 60 estabelecimentos e em Ourinhos o dobro.
Os micros e pequenos empresários recolhem de 3% a 8,6% sobre o faturamento por optarem pelo Simples — sistema de pagamento unificado do imposto de renda sobre pessoas jurídicas (IRPJ), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para Financiamento Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLN). Sem o benefício, o pequeno empresário passa a ser obrigado a recolher o INSS patronal e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). O Simples dispensa a pessoa jurídica do pagamento de contribuições instituídas pela União, como as destinadas ao Sesc, Sesi, Senai, Senac e ao Sebrae, bem como salário-educação e a Contribuição Sindical Patronal.
Fora do Simples, a carga de imposto sobe de 3% para 13%. O INSS passa a ser descontado no valor integral sobre 28,5% da folha de pagamento. ‘‘O prejuízo é enorme. A medida visa recolher os atrasados, corrigidos em cima dos últimos cinco anos. Isso aumenta consideravelmente a carga tributária’’, explicou o presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ourinhos (Assesco), Adilson Garcia.
Por decisão da Receita Federal foi dada interpretação restritiva ao dispositivo da lei nº 9317, de 1996. A Receita, segundo Garcia, está notificando as empresas e comunicando por ofício o descrendenciamento. Em Ourinhos, somente em um escritório de contabilidade já há sete estabelecimentos sob risco de perder o direito ao Simples. “Quem receber o comunicado deve procurar o escritório contábil e preparar o recurso. O prazo é de 30 dias para contestar a medida a partir do recebimento da notificação. Se não recorrer, é automático o descredenciamento e fica difícil rever depois”, alerta Garcia. O recurso administrativo é para o Conselho do Contribuinte, mas também pode-se entrar com ação na Justiça Federal. A Assesco não tem levantamento da real situação e nem do número de oficinas mecânicas e de pinturas que podem ser atingidas pela medida.
Desconhecimento
— Em Santa Cruz do Rio Pardo, a reportagem esteve em quatro oficinas mecânicas nas duas últimas semanas. Os proprietários desconheciam a medida e alegaram que estão registrados como autônomos. Ao saberem do descredenciamento, ficaram apreensivos. Alguns dos consultados, como Marco Roberto Pelegatti, disseram que já pagam muito imposto. “O maior problema no setor é a concorrência desleal, mas o imposto de maneira geral é alto. O ISS, que é municipal, supera os cobrados dos médicos e é sobre o serviço prestado e não mais recolhido em taxa anual”, reclamou.
De acordo com o contador Alessandro Bassali, que acompanha um caso de descredenciamento em Santa Cruz, a orientação é para procurar os escritórios de contabilidade para preparar o recurso.
Bassali informou que o governo sinalizou nos últimos dias com a possibilidade de rever a medida. “Essa medida pode provocar um aumento de empresas na informalidade”. Ele disse que a multa pode chegar a R$ 5 mil, porque após o descredenciamento a Receita exige obrigações acessórias. A representante do projeto Empreender, desenvolvido pelo Sebrae em Santa Cruz, Renata Santos de Oliveira, também ficou sabendo pela reportagem da nova medida da Receita Federal. O Empreender visa criar uma associação composta de representantes de oficinas mecânicas para aperfeiçoar o setor.


Abraço,

0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma