Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Apuração de Estoque - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

MT
Apuração de Estoque Apuração do estoque para Agropecuárias

Postou 08/12/2011 - 11:10 (#1) Membro offline   Lucas Trentin Zandoná 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 78
  • Cadastrado: 14/11/2011
  • Localidade: MT Água Boa - MT
  • Posição 28

Bom dia colegas.

Segundo a consultoria me informou, não há necessidade de controlar fiscalmente o estoque por meio de emissão de NF/NF-e para dar entrada
de bezerros(as) nascidos.
Porém, posso informar apenas que meu estoque de gado é o que apresenta a contagem do mesmo sem ter entradas ?

O que me dizem ? Obrigado
0

Postou 08/12/2011 - 12:19 (#2) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Bem, entendo que trata-se de um estoque em formação.





Conforme entendimento do Fisco, por meio do Parecer Normativo CST nº 57/76, o nascimento de bezerros deverá ser contabilizado a débito de conta do ativo circulante e a crédito de superveniências ativas pelo valor real de custo ou pelo valor corrente no mercado.



Superveniências ativas significam acréscimos ganhos em relação ao ativo da empresa. São acréscimos que ocorrem em virtude de nascimento de animais e ganhos decorrentes do crescimento natural do gado. São variações patrimoniais positivas.



Mesmo que a empresa tenha a intenção de manter, total ou parcialmente, o rebanho em formação para produção, ele será classificado no ativo circulante, pois nem sempre é possível identificar se o bezerro ou a bezerra possui todos atributos genéticos necessários para a reprodução.



Suponhamos que tenham nascido 50 bezerros(as) a um custo unitário de R$ 100,00. Teremos:



D - Estoques

Rebanho Bovino em Formação

Bezerros de 0 a 12 meses



C - Receita de Gado Bovino

Variação Patrimonial Líquida

Superveniências Ativas........................................... 5.000,00







Abraço,



1

Postou 08/12/2011 - 12:57 (#3) Membro offline   adenilton 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 253
  • Cadastrado: 08/07/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 12

Olá Juan, gostei mesmo da explicação, mas infelizmente nunca trabalhei com contabilidade rural e só vi algo na faculdade. Você poderia indicar um livro sobre o assunto ou postar algum material prá sobre o assunto?


Desde já agradeço.



Saudações.
0

Postou 15/12/2011 - 14:42 (#4) Membro offline   Lucas Trentin Zandoná 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 78
  • Cadastrado: 14/11/2011
  • Localidade: MT Água Boa - MT
  • Posição 28

Boa tarde Juan, muito obrigado pela resposta.
Quando a emissão de documento, consultei o fisco e uma empresa de suporte tributário. Ambos me disseram que não há obrigatoriedade de emissão
de documento fiscal para dar entrada nesse estoque. Fica então obrigado a emissão de um relatório por parte da empresa, para contabilmente efetuar
o controle do estoque. Essas receitas de Superveniencias Ativas, serão tributadas normalmente ?
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma