Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL - NÃO PAGAR!!! SERÁ? - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL - NÃO PAGAR!!! SERÁ?

Postou 18/01/2012 - 11:13 (#1) Membro offline   Sérgio Schmitz 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 14
  • Cadastrado: 21/11/2011
  • Localidade: RO Colorado do Oeste - RO
  • Posição 164

Olá amigos, estou precisando de algumas sugestões/orientações quanto à contribuição sindical patronal. A Lei Complementar 123 de 2006 teve sua interpretação/divergência entre os Artigos 13º, §3º e 53º "corrigida/alterada" pelo art. 3º da Lei Complementar 127, onde se entende que a contribuição sindical patronal deixa de ser obrigatória, em acordo ainda com a Lei 9317/96 - (empresas do SIMPLES não pagam contribuições sindicais).... a nota técnica 02/2008 CGRT/SRT e o parecer do CONJUR/MTE 567/2007 também se posiciona e orienta que é inexigível o recolhimento pelas ME's e EPP's optantes do SIMPLES NACIONAL da Contribuição Sindical Patronal. Vários clientes estão me questionando o fato. Procuro saber se esses Pareceres e Normas Técnicas tem efeito legal e poderes para sobreporem as leis.... ou se ainda permanece o entendimentoque se tem da Lei 9317/96, isentando as empresas da referida contribuição.... estou precisando de mais informações, orientações e embasamento legal... obrigado por ajudarem...
0

Postou 18/01/2012 - 11:43 (#2) Membro offline   Ivonei 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 5
  • Cadastrado: 09/01/2012
  • Localidade: RS Erechim - RS
  • Posição 392

Empresas do Simples não precisam recolher a referida contribuição


As ME e EPP optantes pelo Simples Nacional ficam dispensadas, na forma do § 3º do art. 13 da Lei Complementar 123/2006, do pagamento das demais contribuições instituídas pela União.

Fonte: http://www.portaltri...cao_simples.htm
0

Postou 19/01/2012 - 08:51 (#3) Membro offline   Joice Cattafesta Sansão 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 54
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: ES Colatina - ES
  • Posição 40

Conforme Ivonei disse, as empresas optantes pelo Simples não estão obrigadas a tal recolhimento, mas mesmo assim os sindicatos enviam cobranças, limitando o acesso da empresa em determinados tipos de atividades que precisam de autorização sindical.
1

Postou 27/02/2012 - 01:34 (#4) Membro offline   Priscila Salvador 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 554
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Pelotas - RS
  • Posição 6

As empresas optantes pelo simples estão dispensadas do pagamento desta contribuição.
0

Postou 27/02/2012 - 14:06 (#5) Membro offline   Pablo HP 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 261
  • Cadastrado: 12/07/2011
  • Localidade: MG Belo Horizonte - MG
  • Posição 11

Bem, o meu entendimento é que empresas ME e EPP estão isentas da contribuição sindical, não importando se estas são Simples Nacional ou Lucro Presumido.
Será que meu entendimento está errado? pois havia chegado a esta conclusão a um tempo atrás mas não estou localizando em meus arquivos onde achei esta informação no momento.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma