Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: DFC-DEMONSTRATIVO DO FLUXO DE CAIXA - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

DFC-DEMONSTRATIVO DO FLUXO DE CAIXA METODO DIRETO

Postou 04/12/2012 - 13:52 (#1) Guest_Pedezzi_*

  • Grupo: Visitantes
  • Posição 0

Estou elaborando a DFC pelo metodo direto e surgiu a seguinte dúvida:

Como eu sei que ela esta correta? O valor tem que bater com o que?
0

Postou 04/12/2012 - 16:26 (#2) Membro offline   Ricardo Freitas 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 49
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: MG Carangola - MG
  • Posição 51

Amigo, assim como no modelo indireto, o saldo de caixa e equivalentes caixa no final da DFC deve ser igual ao saldo do seu balanço patrimonial.

Ou seja, a variação de caixa no final da sua DFC deve ser igual ao resultado do saldo final do caixa do ano atual menos o saldo do caixa no ano anterior.

Veja o link: http://www.crcrs.org...complemento.pdf
0

Postou 05/12/2012 - 05:45 (#3) Guest_Pedezzi_*

  • Grupo: Visitantes
  • Posição 0

Ricardo, obrigado pela resposta. A fim de checar o resultado da DFC, tem que ser igual a alguma conta do Balanço?
0

Postou 05/12/2012 - 06:18 (#4) Membro offline   Ricardo Freitas 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 49
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: MG Carangola - MG
  • Posição 51

Pedezzi, o resultado da sua DFC será uma variação entre o caixa inicial e final da empresa, portanto, o resultado não "bate" com o saldo final ou inicial do caixa.

Exemplo: a última linha da sua DFC é a seguinte: Aumento/diminuição líquido de caixa e equivalentes de caixa ( = ) XXX. Esse valor deve ser igual ao resultado do seguinte cálculo:

(Saldo de contas caixa e equivalente caixa no ano atual) - (Saldo de contas caixa e equivalente caixa no ano anterior).

Espero que tenha ficado claro.

Se ainda restou dúvidas, pergunte novamente.
0

Postou 05/12/2012 - 09:27 (#5) Guest_Pedezzi_*

  • Grupo: Visitantes
  • Posição 0

Ricardo ficou claro sim. Muito obrigado. Não vejo dificuldade em montar a DFC, pois é só cadastrar no ERP o nº das contas. Minha dúvida é em conferir o saldo se esta correto e pelo que entendi ela não "bate" com nenhuma conta do Balanço ou da DRE.
0

Postou 22/10/2014 - 14:03 (#6) Membro offline   Rafael Avila 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 1
  • Cadastrado: 22/10/2014
  • Localidade: AC Acrelândia - AC
  • Posição 900

Para quem tem interesse em Fluxo de Caixa, recomendo o download do Ebook Gratuito com 5 passos rápidos para fazer o seu - http://planilhas.luz...-fluxo-de-caixa
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma