Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Contador um profissional estratégico, não um maquiador de balanço - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Contador um profissional estratégico, não um maquiador de balanço

Postou 22/02/2013 - 11:10 (#1) Membro offline   RTA 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 16
  • Cadastrado: 21/11/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 200

O Contador é um profissional estratégico, e não um maquiador de balanço



O profissional da contabilidade vem se firmando cada vez mais como um parceiro imprescindível na gestão das empresas. Todo o trabalho intelectual e estratégico na decisão de escolher qual o regime tributário mais adequado para o perfil da empresa e entender todas as portarias, resoluções e instruções normativas que são publicadas, quase que diariamente, requer a orientação de um profissional antenado com o cipoal legislativo brasileiro, capaz de enlouquecer qualquer executivo, brasileiro ou estrangeiro.

Aquele profissional conhecido por preencher e pagar guias de recolhimento de impostos não existe mais. Tanto o contador como o técnico em contabilidade estão assumindo, cada vez mais, posições estratégicas dentro de uma companhia. É da responsabilidade destes uma parte crucial da gestão e da saúde de uma empresa. Um bacharel em Ciências Contábeis atua em diversas áreas, como auditoria, perícia judicial ou extrajudicial e controladoria. Também pode trabalhar, assim como o técnico, na elaboração de orçamento financeiro, consultoria e assessoramento fiscal-tributário, custos e planejamento gerencial, análise das demonstrações contábeis, em avaliações de bens patrimoniais, entre outras. O profissional da contabilidade é, também, fundamental em assuntos como constituição, incorporação, cisão, fusão ou liquidação de empresas.

O leque de funções desempenhadas por um profissional da contabilidade é extenso. Por isso, incomoda e muito sermos alvo de recentes e constrangedoras menções feitas em novelas da TV Globo por meio de personagens que interpretam um "contador". Em termos pejorativos, já fomos classificados de quase tudo: especialistas em falcatruas, maquiadores de balanços e fraudadores – como aconteceu recentemente em vários capítulos da novela Guerra dos Sexos, causando constrangimento e revolta nos profissionais da contabilidade.

Pode ser que existam contadores ou técnicos que se prestem a esses papéis, assim como outros profissionais que desrespeitam o Código de Ética de suas categorias. Mas esses são uma minoria insignificante. O problema é que, quando erram, viram manchetes em jornais – e penalizam toda uma classe de gente séria e competente.

Recentemente fomos alvo de desconfiança da sociedade, ao ser publicado em vários veículos de comunicação, com repercussão internacional, que o Governo fez uma maquiagem contábil em seu orçamento para fechar as contas no azul. Isso não é verdade! Não houve em nenhum momento manobras contábeis. O que ocorre são fatos que resultam em registros contábeis, sejam em entidades, empresas públicas ou privadas.

O que podemos concluir é que houve uma mudança no critério da apuração do resultado orçamentário, agregando valores proporcionais de receitas, amparados pelo regime de competência conforme determina a legislação pública. É um erro tratar a ciência contábil como uma ferramenta de manobras ou como um instrumento gerencial facilmente manipulável.

Nós, profissionais da contabilidade, trabalhamos com base em números e em provas (documentos). Todos os balanços que elaboramos são totalmente fundamentados em leis nacionais e normas internacionais. É, no mínimo, desconhecimento sobre um processo complexo jogar na contabilidade ou no contador o que de errado ocorre em uma empresa.

Neste momento, até mesmo especial, em que o Brasil adota as IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade, as quais oferecem mais transparência e segurança aos balanços, merecemos um tratamento mais adequado à realidade por parte da mídia, dos nossos criativos autores, escritores, editores, jornalistas, ensaístas etc. A fila anda e o Brasil de hoje pode ser muito diferente do de ontem. O generalismo é irresponsável numa sociedade plural, dinâmica e que se transforma muito rapidamente.

O CRC-SP está aberto para esclarecer a sociedade sobre o importante papel que o profissional da contabilidade exerce no desenvolvimento econômico do país e o quão pode agregar de valor para uma sociedade mais justa e mais produtiva
0

Postou 16/11/2014 - 23:35 (#2) Membro offline   AYRTON PEREIRA DA SILVA 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 156
  • Cadastrado: 08/11/2014
  • Localidade: PR Maringá - PR
  • Posição 24

Perfeita a sua matéria, com uma ressalva nesse item.

Pode ser que existam contadores ou técnicos que se prestem a esses papéis, assim como outros profissionais que desrespeitam o Código de Ética de suas categorias. Mas esses são uma minoria insignificante. O problema é que, quando erram, viram manchetes em jornais – e penalizam toda uma classe de gente séria e competente.

Vamos deixar isso bem claro: ATÉ A UNS 2 ANOS ATRÁS OS CRCs DIZIAM ABERTAMENTE QUE O CÓDIGO DE ÉTICA DEVERIA SER ADMINISTRADO PELOS SINDICATOS PROFISSIONAIS. ESSES DEVERIAM TOMAR A FRENTE E FAZEREM VALER ESSE CÓDIGO.

"O CRC HOJE MUDOU DE CONVERSA E O CÓDIGO DE ÉTICA PASSOU A SER ARMA DE RECEITA PODEROSA."

No entanto o CFC e os CRCs devem reconhecer que não fizeram o dever de casa. Nossa profissão é uma das mais antigas do país, só que o CFC e CRCs estão 50 anos atrás de seu tempo. Quer um exemplo. A lei do Contrato de Prestação de serviços é de 1996. Mas somente no ano passado os CRCs acordaram para ela. Sou da opinião que um profissional contábil que não faz um Contrato para garantir o fruto de seu trabalho. Alem de não ter condição de dar opinião em empresa alguma, pois não sabe administrar nem a dele. Esse deve ser cassado sem dó e nem piedade. Eu disse contrato, muitos fazem um papelzinho para dar a sensação de legalidade e os CRCs engolem como contrato. Engolem os de seus apadrinhados, porque se você não for apadrinhado vai ter muitos problemas

Se você sair nas empresas verá que tem "profissionais contábeis" executando serviços por 50,00, 100 reais. E não ache que eu estou brincando não, pois isso é a realidade de nossa profissão.

Para você ter uma visão. Aqui na cidade onde estou e região tem aproximadamente uns 600 escritórios de contabilidade. O CRC tem um fiscal somente para atender a todos. Os grandes escritórios são os que praticam abertamente o tocam o Bonde do Aviltamento de honorários.
Resumindo, O CRC não faz absolutamente nada. A unica coisa que eles fazem é ir autuar um ou outro profissional que por algum motivo foi denunciado. E o pior. O próprio CRC parte do principio que o profissional é um bobão e que somente eles são os sabidões e conhecedores e usam e abusam da autoridade.. Que vão autuar e que vai ficar tudo bem.
Mas ultimamente andam sendo surpreendidos com ações no forum contra eles. O CRC não quer nem saber o motivo, ele vai lá e autua, puni e cassam registros sem o menor senso de justiça e responsabilidade. O CRC e CFC querem dinheiro. Não estão nem ai com a profissão.

E te provo isso, por que agora eles dizem claramente que atendem a sociedade. Não mais a profissão contábil.

O profissional Contábil tem agora também contra ele alem da Sociedade, dos sindicatos da categoria que está pendurado em uma teta menor. Do Fisco que quer se livrar dos profissionais contábeis e não fiscaliza nada e não faz nenhuma exigência. O CFC e os CRCs e os companheiros que ficam vendendo ilusões por ai.

Os órgãos fiscais começaram a dispensar a contabilidade das empresas. Isso a uns 20 ou 15 anos atrás e somente agora devido a falta de dinheiro o CFC e os CRCs redescobriram o art. 1179 do Código Civil e sairão desesperados punindo profissionais por não fazerem contabilidade. Perceberam que se esse artigo for excluído do Código Civil, acabou-se a profissão. O pasto secou e a vaquinha morreu.

Ou alguém acredita que aquelas milhares de empresas que estão abandonadas no Fisco irão recompor a contabilidade, para se adequarem a lei. Os políticos já estão tratando de ano a ano irem sumindo com essa obrigação e causando esse enorme prejuízo para a categoria, com a benção do CFC e CRCs.

Você acredita que algum contribuinte vai refazer contabilidade de 5 anos, quando os órgãos fiscais dizem a ele que basta fazer a declaração como inativo e dar continuidade na empresa, O único que corre o risco de ser punido pelo CRC é o Profissional Contábil, acredito já ter dito o porque.

Quem é o culpado por isso estar acontecendo? Com certeza o profissional Contábil não é, pois esta se defendendo conforme a situação lhe apresenta. O profissional Contábil tem que fazer a função da justiça e obrigar o contribuinte a fazer contabilidade, quando os órgãos fiscais já saíram de cena. E sem poder algum para isso, pois você acabou de dizer em seu artigo que de grandes parceiros do fisco, passamos a ser vilões.

O CFC e CRCs estão tentando reclamar, mas infelizmente estão descobrindo que perderam toda a força política. Que o lugar mais longe que eles conseguem ir nos órgãos fiscais é chegarem nos balcões, pedirem uma senha e aguardarem calmamente serem chamados. Ou ficarem correndo em Assembleias Legislativas com o chapéu na mão.

E pior dizendo que são grandes benfeitores e que estão tentando salvar a profissão. A verdade é que esses dirigentes incompetentes estão tentando corrigir as asneiras que fizeram com a profissão. Eu particularmente acredito que já é tarde. O avião já esta com o bico para baixo. É só aguardar o impacto.

Com muita tristeza e após 30 anos na área, digo ao SR. Em curto espaço de tempo a profissão não existirá mais. 95 % dos profissionais hoje já perceberam isso. Somente os idealistas e aqueles que tem algum vinculo com o poder vivem a fantasia que a vaquinha vai se manter gorda para sempre.

Se candidatar a cargos nos CRCs é pedir autorização para a categoria para ser GENERAL do exército inimigo. E o pior. Você ainda é obrigado a votar.


AYRTON PEREIRA DA SILVA
www.ingacontascontabilidade.com.br
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma