Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Lei retira ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins na importação - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Lei retira ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins na importação

Postou 17/10/2013 - 13:11 (#1) Membro offline   VR CONTABILIDADE 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 257
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 13


Lei retira ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins na importação
Medida consta na lei 12.865, publicada no "Diário Oficial da União" de hoje.Supremo Tribunal Federal tomou esta decisão em março deste ano.

A lei 12.865, publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (10), retira da base de cálculo do PIS/Cofins na importação o valor do ICMS incidente na operação, informou a Secretaria da Receita Federal. Uma instrução normativa do Fisco, regulamentando o assunto, deverá ser publicada nesta sexta-feira (11).

O normativo tem por base uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em março deste ano. A utilização do ICMS na base de cálculo das contribuições sociais foi permitida por lei de 2004. Mas, no entendimento do STF, fere o artigo 149 da Constituição por extrapolar a previsão de cobrança de impostos para importação.

De acordo com cálculos da Thomson Reuters no Brasil, a nova legislação permitirá uma redução entre 3% e 5% no custo total das importações. "Muito provavelmente essa redução de custo não será repassada ao consumidor. Na prática, o que iremos ver é um aumento da competitividade das importações frente ao mercado interno", avaliou Luís Celso de Sena, especialista em Regimes Especiais da empresa.

Ainda segundo a Thomson Reuters no Brasil, as empresas que atuam no segmento de importação precisam atualizar suas plataformas de gestão de dados e suas bases de cálculo para usufruírem do benefício fiscal. "Caso contrário, continuarão pagando o imposto em duplicidade e só poderão reaver do governo os valores pagos se solicitarem o ressarcimento por vias legais", acrescentou.

De acordo com a advogada Letícia Mary Fernandes do Amaral, do escritório Amaral Yazbek Advogados, ainda é possível requerer, judicialmente, a restituição do montante pago indevidamente nos últimos cinco anos até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a modulação dos efeitos da decisão que declarou inconstitucional a inclusão do ICMS na base do PIS e COFINS-Importação.

“Como o governo federal está negociando a atribuição desse efeito não-retroativo, é muito importante que os contribuintes que tenham créditos a recuperar procurem entrar o quanto antes com as referidas ações judiciais para que não venham a perder esse direito”, orientou a advogada.

Fonte: G1


1

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma