Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Como anda a contabilidade da sua empresa? - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Como anda a contabilidade da sua empresa?

Postou 21/10/2013 - 14:33 (#1) Membro offline   VR CONTABILIDADE 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 257
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 13

Como anda a contabilidade da sua empresa?
Se a sua primeira resposta foi "não sei", "não tenho" ou "só com o meu contador", este artigo é para você.


Infelizmente ainda temos a cultura de que a
contabilidade é para o governo, seja do contador, ao iludir a empresária de que as empresas pequenas não são obrigadas; seja da empresária em achar que esse processo é totalmente independente da empresa (junta os documentos e manda para o contador). Isto além de ser um grande engano, pode levar a empresária a tomar decisões erradas e compromete diretamente a gestão do negócio.




A contabilidade, seja fiscal (a que é enviada para o governo) ou gerencial (o que de fato acontece na empresa), deve ser vista pela empresária como importante ferramenta de gestão, pois através dela é possível gerir o negócio e evitar alguns problemas.

Tenho visto empresárias observando seu negócio somente pelo fluxo de caixa e quando se dão conta do problema não sabem se o negócio é rentável ou não, sabem que precisam de dinheiro, mas não sabem quanto e quando… Olhando pelos olhos de investidores, você arriscaria seu dinheiro?

A contabilidade é muito rica em demonstrações, cada uma delas com uma função diferente, e que sozinhas são apenas números. As principais que devem ser acompanhadas são:

Fluxo de Caixa – Acompanha o montante recebido e gasto em determinado período, é importante para equilibrar as contas do dia a dia, mas sozinho pode levar a empresária a cometer erros como achar que a empresa tem dinheiro, fazer retiradas e depois não saber como repor. Além disso, há o risco daquele dinheiro esperado não entrar e comprometer todos os compromissos assumidos.

Demonstração de Resultado – Acompanha o resultado do período, demonstra o quanto a empresa teve de lucro ou prejuízo. Sozinho não é eficaz porque também pode levar a empresária a cometer o erro de achar que a empresa tem dinheiro; os valores são demonstrados por competência, ou seja, você pode ter tido um alto lucro, mas o valor em si, financeiramente, pode ser recebido somente no mês seguinte, o que faz toda a diferença.

Balanço Patrimonial – Informa o que a empresa tem, seus bens e direitos, suas dívidas e, principalmente, o que foi feito do valor investido e o que foi feito do lucro da empresa. Sozinho não é eficaz porque é estático. O fato de se ter muitos ativos não quer dizer que a empresa tem dinheiro para assumir seus compromissos.

E você, como tem administrado sua empresa?

Heloisa Motoki é empreendedora, sócia-fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis. Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto "10.000 Women". Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

Fonte:
site Fórum Contábeis
0

Postou 21/11/2014 - 01:33 (#2) Membro offline   AYRTON PEREIRA DA SILVA 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 156
  • Cadastrado: 08/11/2014
  • Localidade: PR Maringá - PR
  • Posição 24

Prezado amigo. O Contador trabalha com Leis. Não com ilusões. Esse negócio de TENHO VISTO! ACHO QUE! Não existe em contabilidade! O que existe é CERTO OU ERRADO. O que existe é uma grande tendência das pessoas em fazerem o errado e acharem que vão jogar a culpa no contador ( Sonegação ) que juntamente com um mal profissional contábil, omitem toda a CONTABILIDADE.
O que muitos empresários mal informados confundem é o CONTADOR com ADMINISTRADOR. O Profissional Contábil registra e conta a história da empresa. Para ele poder fazer isso o fato já deve ter acontecido, caso contrário não existirá história para ser contada. Quem participa diretamente do acontecimento dos fatos é o administrador, que esta ciente do que é certo ou errado. Assim sendo se alguém de livre e expontânea vontade permitiu ser iludido é o dono da empresa ( Administrador ), que em 90% dos casos está vivendo de ilusões e tirando proveito próprio do fato. O Contador não tem nada com isso. O que acontece é que esse proprietário posteriormente quer que seu contador esconda para ele a sonegação. E pensa que o contador deve fazer pelo fato de pagar os honorários a ele, isto é, acredita que o CONTADOR É EMPREGADO DELE. Se algum contador fizer é um mal profissional.
Assim sendo essa história que o Contador iludiu é conversa de gente mal-intensionada querendo culpar e dar a entender que PROFISSÃO CONTÁBIL ajuda a ocultar SONEGADORES.

FLUXO DE CAIXA, não é demonstração contábil e sim ferramenta administrativa. Ferramenta que o administrador deve se utilizar para organizar os recebimentos e pagamentos da empresa.

Esse tipo de matéria colocando o profissional contábil pejorativamente como vendedor de ilusões, é prevista em Normas do CRC que exige RETRATAÇÃO PÚBLICA por parte do autor, acompanhada de um belo processo de danos morais e materiais. Me perdoe a Sra Heloisa Motoki, mas na matéria dela somente parte do que ela tentou explicar que é Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial ela acertou. O restante esta totalmente fora do contexto. Profissionais contábeis não costumam cometer esse tipo de barbaridade.

Este post foi editado por AYRTON PEREIRA DA SILVA: 21/11/2014 - 01:51

0

Postou 21/11/2014 - 14:11 (#3) Membro offline   Generilson Pereira Barros 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 1
  • Cadastrado: 21/11/2014
  • Localidade: MG Pedra Azul - MG
  • Posição 982

Prezados Colegas, Boa Tarde

O que temos visto é que para ser ter uma boa contabilidade em principio ela dever vir correta por parte da empresa. Muitas dessas empresas não nascem de forma como deveriam, ou seja, não tem planejamento nenhum. O postulante a empresario ou empreendedor nem sequer sabe o quanto tem para iniciar os negócios e não procura ajuda com o profissional da contabilidade. De certa maneira, ao abrir um empreendimento assume riscos e como tais deveriam estar planejados, justamente para não haver culpados ou jogar culpa aos profissionais da contabilidade. Por exemplo um médico NÃO emitir relatório sem primeiro ter exames em mãos para analisar, portanto o profissional da contabilidade também dispõe dessas ferramentas, começando por um contrato de prestação de serviços, onde possuem DIREITOS E DEVERES das partes contratantes.
0

Postou 22/11/2014 - 09:03 (#4) Membro offline   AYRTON PEREIRA DA SILVA 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 156
  • Cadastrado: 08/11/2014
  • Localidade: PR Maringá - PR
  • Posição 24

Não entendi. Amigo Generilson. Contabilidade vir correta? Não nascem da forma como deveriam? Postulante a empresário ou empreendedor?

Quem procura abrir um negócio em nosso país em 99% dos casos já está trabalhando a revelia da lei a algum tempo. Assim sendo ele já possui uma estrutura de sonegação de impostos. E o pior está gostando, e acredita que o amigo dele que o ensinou a fazer, está fazendo, ele também pode.

Procura um "Profissional Contábil" depois de ser muito pressionado no setor de trabalho para emitir notas fiscais e tentar de todas as maneiras, possíveis e imaginárias continuar sonegando impostos e dar uma sensação de legalidade a seus negócios obscuros.


É isso ai, procura o "Profissional Contábil" se fingindo de morto. Interessante que nesse caso obtém sucesso.


O "Profissional Contábil" diz a ele: Cobro x valor para abrir a sua empresa. E não fala mais nada.
Não passa mais informação alguma ao POBRE E INOCENTE NOVO EMPRESÁRIO que diz não saber de nada da parte legal, mas é EXPERT na sonegação de impostos e conhece todas as maneiras de ludibriar o FISCO.

Tanto isso é verdade que quando o "Profissional Contábil" tenta lhe passar alguma orientação a resposta que recebe é que o empresário tem um amigo assim, assado e que faz daquela forma e sempre dá certo.

O que ele não sabe é que o amigo dele não vai nem aparecer para testemunhar a favor dele, e também não tem CRC para perder.
Resumindo: Ele acredita que sabe mais do que o Profissional Contábil e quer fazer tudo da maneira dele, inclusive da forma ilegal que os demais utilizam no dia a dia são superiores a todos os ditames da Constituição do Brasil e de todas as demais leis.
Ele quer na verdade continuar na SONEGAÇÃO e não legalizar a Empresa. Ele quer alguns documentos somente para poder dizer que está legal. Pagar os impostos e se organizar juridicamente. Nem Pensar.

E o pior dos ABSURDOS, na verdade sabe mesmo, porque esse tipo de Profissional que estamos falando aqui, sabe mal abrir uma empresa ( Nem a dele está legal pois não sabe abrir a própria empresa ). Certamente não terá como orientar o HONESTO NOVO EMPRESÁRIO, já escolado e diplomado na escola da sonegação a fazer o correto.

Esse tipo de "Profissional Contábil", mal sabe abrir uma empresa, não conhece nada de organização de contabilidade, mesmo porque não faz e nunca fez contabilidade para ninguém e possuí em seu escritório um único sistema de escrituração fiscal porque senão não consegue entregar movimentação da empresa ao Fisco Estadual. Um sistema de folha de pagamento. O sistema municipal é fornecido pelas Prefeituras.
E consegue executar os serviços unicamente e exclusivamente porque são mecanizados, caso contrário não saberia fazer.
Não possui em seu escritório sequer uma Programação de Contabilidade e Ativos e nenhum de Administração Interna do Escritório.
Resumindo: NÃO FAZ CONTABILIDADE PARA NINGUÉM e coloca uma PLACA bem grande na entrada ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE - SERVIÇOS CONTÁBEIS. rs rs rs

Diante dessa situação: Um empresário escolado na Sonegação e um "Profissional Contábil" mal preparado, desinformado e em grande parte mal intensionado para com seus colegas de profissão. Recebe o valor pedido na abertura, normalmente um valor irrisório, pois não tem condições de competir profissionalmente com os demais colegas, cobra 50,00 reais de honorários mensais pelo mesmo motivo. Não faz um Contrato de Prestação de Serviços por medo de perder Cliente. E SE TORNA O LARANJA do dono da empresa.
Dai em diante fará tudo o que o HONESTO NOVO EMPRESÁRIO MANDAR. Esquecerá inclusive que era um "PROFISSIONAL CONTÁBIL", será AMADO E IDOLATRADO, inclusive sai divulgando que é um GRANDE PROFISSIONAL para ver se consegue obter o prêmio de LARANJA DO ANO.
Tudo a troco dos 50,00 ou 100 reais por mês.

Como é que alguém nesse País pode esperar empresas sólidas com empresários e profissionais contábeis assim.

OS CRCs tem toda a razão em saírem por ai CASSANDO REGISTROS de pseudos PROFISSIONAIS CONTÁBEIS. embora em minha opinião seja o Grande Vilão da História ao permitir que fossem criadas muitas escolas de Contabilidade. Mas hoje usa a política do malandro: - Chega em casa todo dia, bate na mulher e diz: - Eu não sei porque estou batendo. Mas você sabe porque está apanhando. rs rs rs.

O CFCs, Fenacons e até os Sindicatos dos Profissionais contábeis se reuniram e no alto de sua SABEDORIA permitiram o ressurgimento do SEBRAE para ficar por ai vendendo ilusões aos microempreendedores.
Esses órgãos abriram mão dessa fatia do mercado em detrimento de toda a categoria contábil.

Conseguiram juntamente um MILAGRE MAIOR DO QUE O DE JESUS CRISTO COM LÁZARO. Pois LÁZARO estava morto a apenas 4 dias, e o SEBRAE estava morto a mais de 20 anos e foi ressucitado.

O SEBRAE faz a abertura de um CNPJ para qualquer desinformado que lá aparece. Não explica nada sobre as Notas Fiscais. Inclusive fala que o microempreendedor não precisa de nfs em confronto direto contra todas as demais legislações existentes ( Estaduais e Municipais ). Não orienta em nada como Honesto Empresário possa concluir o restante da abertura de sua empresa.

O DESORIENTADO sai de lá todo feliz e dizendo que quem fez a Abertura da Empresa dele foi o SEBRAE.
Se necessitar de mais alguma orientação o SEBRAE vai encher a cabeça dele de ILUSÕES.
É claro, mediante ao PAGAMENTO DE UMA DETERMINADA IMPORTÂNCIA.
E assim o DESORIENTADO FELIZ paga caro por um terreno na Lua.

Interessante disso tudo é que os LEIGOS do SEBRAE acreditam que com o apoio político e eleitoreiro falam mais alto do que toda uma CATEGORIA DE PROFISSIONAIS CONTÁBEIS.

O CFC e Fenacons: O que fazem? R: - Assistem pacificamente.

Só que quando as coisas não dão certo para o CONFIANTE E HONESTO EMPRESÁRIO ele vem aqui no forum dos "PROFISSIONAIS CONTÁBEIS" chorar e dizer que esses são os culpados por ele ter acreditado em uma política eleitoreira e de sonhos.


Obs: Pedido Pessoal aos companheiros do forum.

Quando responderem a mim e ao forum, falem com conhecimento de causa, com informações seguras e que acrescentem algo de aproveitável e concreto. Não fiquem escrevendo qualquer besteira somente para ganharem pontos e uma falsa reputação no forum.


AYRTON PEREIRA DA SILVA
www.ingacontascontabilidade.com.br

Este post foi editado por AYRTON PEREIRA DA SILVA: 01/12/2014 - 04:47

0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma