Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Abertura de empresa - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Abertura de empresa ME, Ltda ou emitir RPA

Postou 10/12/2013 - 07:36 (#1) Membro offline   Lucastrmendes 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 1
  • Cadastrado: 10/12/2013
  • Localidade: AC Acrelândia - AC
  • Posição 1544

Bom dia<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;"><br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">Nesta semana deixei de ser empregado de um empresa, e estou começando a prestar serviços de consultoria para a empresa de meu irmão que é uma empresa de importação e exportação tributado pelo lucro real.<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">Minha duvida é a seguinte eu cobrarei liquido dele para entrar em minha conta 40.000 por ano.<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">Então não sei se abro uma MEI ou se abro uma ltda (se for o caso irei abrir com meu pai que ira emitir algumas notas esporadicamente a ele de consultoria com informatica), ou emito RPAs. No ano que vem eu pego meu CRC, e poderei assinar o balanço da minha própria empresa, eu fiz algumas pesquisa e vi que o CNAE de consultoria não tem nenhum que se enquadre no simples<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">
Para ficar mais visual - caso eu abra uma ltda irei emitir mensalmente uma nota de 3.400,00 ira reter nela oINSS de 11%, pois estou alocado no escritório dele. Iss de 5% pois estou em SP capital, PISCOFINS e CSLL - 4,65%. que ele ficara obrigado de recolher por mim certo? Irei ter um pro-labore com o minimo do salario de R$ 600,00 e ai terei que recolher novamente o INSS ? e irei ter algumas despesas como previdência privada e despesas diversas com refeição. e o que sobrar irei retirar como lucro então terei a tributação de IRRF. E quando fizer minha declaração so pagarei o IRPF sobre o meu pro labore certo?<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">E como seria se fosse MEI ou emitindo RPA?
<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">Grato,<br style="color: rgb(72, 72, 72); font-family: Signika; font-size: 14px; line-height: 22px;">Lucas Trondoli Mendes
0

Postou 26/12/2013 - 14:03 (#2) Membro offline   Clovis Assis de Lima 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 9
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP Santo André - SP
  • Posição 261

Caro Lucas, como voce vai prestar serviços de forma eminentemente pessoal, e o faturamento será de R$ 40.000,00 por ano, penso que o melhor a fazer, no seu caso, é a constituição de MEI. Empresas de consultoria não podem ser enquadradas no Simples, mas, como MEI(incoerencia) pode. As receitas, dentro dos limites, é isenta, voce pagará uma taxa mensal em torno de R$ 40,00 mais o INSS da pessoa fisica. Observe que para fins de aposentadoria a contribuição do MEI, inserida na DAS, dará direito ao contribuinte beneficios até o valor do salario minimo. Para aposentadoria com salario melhor, deve-se fazer previdencia complementar. Com relação ao IRPF, deverá apresentar declaração. Importante ressaltar que o valor do lucro isento, para fins de IRPF é a aplicação do percentual do lucro presumido, no caso de serviços 32%, ou seja, numa receita mensal de R$ 3.500,00; R$ 1.120,00 é isento de IRPF, R$ 2.380,00 será receita tributável. Neste exemplo: renda anual de R$ 42.000,00, R$ 13.440,00 isento, R$ 28.560,00 tributável que com as deduções permitidas(INSS, Previdencia privada) ou a aplicação do desconto simplificado pode até não ter imposto a pagar.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma