Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Contabilidade em Cooperativa de Crédito - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Contabilidade em Cooperativa de Crédito Dedução das PCLD's na apuração do resultado

Postou 12/06/2011 - 11:42 (#1) Membro offline   dos Santos 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 3
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: MT Jaciara - MT
  • Posição 602

Olá....

Sou estudante de Contabilidade, e estou desenvolvendo meu projeto de monografia sobre Cooperativas de Crédito, embasado na Res. CMN .3.442/02, com foco
principal nas provisões para crédito de liquidação duvidosa.

Tenho uma dúvida: caso fosse uma organização que não fosse isenta do IR, haveria um percentual de presunção que se abateria do resultado, como despesa, com base na tabela do RIR/99.
  • Contudo, como as Cooperativas são isentas do IR, as provisões são totalmente convertidas como despesas, e deduzidas integralmente do resultado?
  • E no ano seguinte, quando houvesse recebimento de algum titulo ou parcela que foi provisionada, como ficaria essa reversão?
  • Em se tratando de lançamentos, o lançamento da despesa com PCLD segue o padrão normal, ou por ser Cooperativa tem alguma diferencial? E no caso da reversão, como seria feito esse lançamento?

Obrigado,
0

Postou 12/06/2011 - 13:26 (#2) Membro offline   Marcelo Garbin 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 14
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SC Videira - SC
  • Posição 165

Olá

Trabalho em uma Cooperativa de Crédito (vou chamá-las de CC), mas não na área Contábil, mas algumas coisas eu posso responder...

1) Sim, as provisões são convertidas em despesas e deduzidas do resultado.

2) Não tenho certeza, mas acredito que seriam revertidas para receita.

3) Acredito que segue o padrão normal.