Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Nota Fiscal de Débito - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Nota Fiscal de Débito

Postou 29/06/2011 - 11:12 (#1) Membro offline   Erika 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 136

Bom dia!!
Alguém pode me informar como faço uma Nota Fiscal de Débito?
0

Postou 29/06/2011 - 11:56 (#2) Membro offline   @ Presley Márcio 

• Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: BA Itapetinga - BA
  • Posição 5

Nota Fiscal de débito?!?!?!?!?

Nunca ouvi falar sobre Nota Fiscal de débito e sim NOTA FISCAL ou NOTA DE DÉBITO.

Nota de débito é uma nota muito utilizada para se efetuar, por exemplo, cobrança de valores para os quais não seja compatível a emissão de nota fiscal. A nota de débito diz que o sacado é devedor do sacador. Uma das suas utilizações práticas é para a cobrança de encargos referentes a duplicatas e outros títulos que tenham sido pagos em cartório. Cabe ressaltar que a nota de débito não é título de crédito, não sendo passível de protesto, nem de ação judicial de execução de dívida.

0

Postou 29/06/2011 - 13:31 (#3) Membro offline   Maria Paula 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Posição 2

Olá Erika
Porque você esta querendo emitir uma nota de debito? Voce esta desobrigado de emitr nota fiscal?

0

Postou 29/06/2011 - 13:56 (#4) Membro offline   Erika 

• Posição 136

Ver postMaria Paula, em 29/06/2011 - 13:31, disse:

Olá Erika
Porque você esta querendo emitir uma nota de debito? Voce esta desobrigado de emitr nota fiscal?

Obrigada por me ajudar, é assim:
Tem duas empresas com o mesmo dono, uma empresa pagou uma despesa com viagem para os funcionários da outra e tenho que reembolsá-la com uma nota de débito, mais não sei como fazer isso, a forma de emisão é igual a uma nota fiscal normal de serviço?
0

Postou 29/06/2011 - 14:19 (#5) Membro offline   Maria Paula 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Posição 2

Na verdade Erika, você precisa tomar alguns cuidados com relação a este procedimento.
É muito comum empresas cujo os sócios sejam os mesmos, pagarem contas entre sim.
Vale ressaltar que se uma empresa paga conta da outra, isso se chama contrato de mútuo, ou sje,a você deverá registrar na contabilidade de uma que tem um valor a receber e na outra empresa que tem um valor a pagar. Além disso esta operaão gera IOF e IR. (na pratica muitas empresas ignoram isso), porém se o Fisco pegar a empresa terá problemas.
Esta operação não pode ser encerrada apenas fazendo uma nota de débito.
Espero ter ajudado
0

Postou 29/06/2011 - 14:41 (#6) Membro offline   Erika 

• Posição 136

Ver postMaria Paula, em 29/06/2011 - 14:19, disse:

Na verdade Erika, você precisa tomar alguns cuidados com relação a este procedimento.
É muito comum empresas cujo os sócios sejam os mesmos, pagarem contas entre sim.
Vale ressaltar que se uma empresa paga conta da outra, isso se chama contrato de mútuo, ou sje,a você deverá registrar na contabilidade de uma que tem um valor a receber e na outra empresa que tem um valor a pagar. Além disso esta operaão gera IOF e IR. (na pratica muitas empresas ignoram isso), porém se o Fisco pegar a empresa terá problemas.
Esta operação não pode ser encerrada apenas fazendo uma nota de débito.
Espero ter ajudado

Eu faço contrato de mutuo, mais somente quando uma empresa empresta dinheiro para a outra, ou quando o proprio sócio empresta dinheiro para a empresa, eu só preciso reembolsar o valor que foi gasto com a viagem, tem alguma outra maneira sem ser emitir nota?
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 3 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma