Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: LUCRO PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

LUCRO PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL Retirada de sócio para composição de uma nova empresa

Postou 29/06/2011 - 15:03 (#1) Membro offline   KATIA PALHARES 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 12
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MG Belo Horizonte - MG
  • Posição 233

Boa tarde colegas, gostaria de uma ajuda:

Estou fazendo um trabalho em um empresa de metalurgia e descobri que a empresa criou uma nova empresa, simplesmente para fomentar a outra com mão de obra e assim pagar menos impostos. Ficou uma com lucro presumido e a outra simples nacional. A questão é a seguinte, foram tirados dois sócios para composição da nova empresa e tiraram R$ 15.000,00 da empresa de lucro presumido para a nova empresa. Agora estou sem saber como fazer com esta retirada e entrada na nova empresa, como fazer este lançamento e qual descrição devo fazer.

AGradeço a atenção e ajuda de todos.
0

Postou 29/06/2011 - 15:47 (#2) Membro offline   BRANDÃO 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 438
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 4

Ver postKATIA PALHARES, em 29/06/2011 - 15:03, disse:

Boa tarde colegas, gostaria de uma ajuda:

Estou fazendo um trabalho em um empresa de metalurgia e descobri que a empresa criou uma nova empresa, simplesmente para fomentar a outra com mão de obra e assim pagar menos impostos. Ficou uma com lucro presumido e a outra simples nacional. A questão é a seguinte, foram tirados dois sócios para composição da nova empresa e tiraram R$ 15.000,00 da empresa de lucro presumido para a nova empresa. Agora estou sem saber como fazer com esta retirada e entrada na nova empresa, como fazer este lançamento e qual descrição devo fazer.

AGradeço a atenção e ajuda de todos.


Este é o tipo de planejamento tributário "indecente", pois muitas vezes as empresas permanecem no mesmo local e além das questões federias haverá certamente problemas dom o Fisco Estadual que poderá qualificar os serviços prestados por uma como adição na base de cálculo da outra.

Bem, considerando que tudo foi feito direitinho, dentro da "lei", a retirada pelos sócios da empresa de lucro presumido pode ter ocorrido em razão de lucro, empréstimo ou redução de capital, você não informou
De qualquer maneira os lançamentos seriam
D conta ..............???????
C conta corrente dos sócios ou direto do caixa ou bancos.

O dinheiro colocado na nova empresa dependerá da forma escolhida: aumento de capital, emprestimo, etc

D Caixa, ou bancos
C conta.................... ????? Cpital social, conta corrente socios, etc


Se não satisfizer informe exatamente as operações efetuadas
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma