Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Ciências Contábeis + Ciências da Computação - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Ciências Contábeis + Ciências da Computação A dupla formação acadêmica vale a pena?

Postou 03/07/2011 - 22:06 (#1) Membro offline   Marcelo Garbin 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 14
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SC Videira - SC
  • Posição 165

Colegas...

O que vocês acham, a dupla formação é um diferencial valioso ou é apenas ilusão?
0

Postou 03/07/2011 - 23:11 (#2) Membro offline   jbragafranco 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 126
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RJ Seropédica - RJ
  • Posição 22

Saber não ocupa espaço. Sempre vale a pena aprender. Embora não veja correlação entre as areas, a menos que você vá desenvolver projetos(sistemas de informações) ligados a área contábil.
0

Postou 04/07/2011 - 08:37 (#3) Membro offline   Maria Paula 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 689
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 2

Caro Marcelo,
Estudar nunca é demais.
Quanto mais diplomas, especializações, etc. você tiver, com certeza maior será a sua remuneração.
Além do que, este é o bem mais precioso que todo ser humano pode adquirir "o conhecimento".
E desta vida é a unica coisa que levamos.
Estude sempre!!!
0

Postou 04/07/2011 - 15:31 (#4) Membro offline   Monaski .'. 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 17
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: PA Jacundá - PA
  • Posição 145

Conhecimento é a unica coisa que ninguem lhe toma...

mas vc vai trabalhar em que área mesmo?!

:D
0

Postou 04/07/2011 - 15:34 (#5) Membro offline   LeandroPavini 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 175
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP Bauru - SP
  • Posição 16

Acho bem interessante possuir essas duas formações.

Aprender nunca é d+.
0

Postou 04/07/2011 - 17:33 (#6) Membro offline   Fernando 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Tapejara - RS
  • Posição 868

Boa Tarde Colegas...

Achei muito interessante este tópico. São as duas áreas que possuo habilitação e estou aqui para discordar um pouco dos comentários acima.

Com certeza, qualquer conhecimento a mais que adquirirmos nada vai nos prejudicar, mas a união, a formação nestas duas áreas faz-se muito importante nos dias de hoje, e não somente informática + contábeis, mas todas as áreas.

Muitos ainda acreditam que ciências da computação, sistemas de informação ou afins serve para desenvolver programas, montar e desmontar computadores, instalar softwares e não consegue visualizar o papel importante de uma pessoa desta área.

Vi postagens aqui neste fórum com pessoas em dúvidas com relação a conectividade, certificado digital etc ... e tem muitos posts na net sobre assuntos de informática que contadores e outros profissionais precisam e querem saber.

As mudanças estão vindo ai e muito rapidamente e um profissional de contabilidade consegue até acompanhar as atualizações de sua área e um profissional de informática também, mas fica muito complicado por exemplo um programador desenvolver um sistema contábil e nem mesmo saber o que é debito e crédito e um contador assinar digitalmente os documentos contábeis e não saber o porque está fazendo isso.
0

Postou 04/07/2011 - 18:21 (#7) Membro offline   BRANDÃO 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 438
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 4

Eu faria ciências contábeis e depois faria os cursos rápidos sobre computação, direito, etc..

Durante a vida você vai precisar de fazer inúmeros cursos extras.

Ciências Contábeis lhe abrirá o mundo empresarial, você poderá ser auditor, perito, assinar balanços, etc

Na ciência da computaçãom mesmo que você aprenda a fazer contabilidade.....

Quanto ao colega que disse que os contadores têm dificuldade com a era digital, isto é verdade, mas todas as profissões estão tendo. Vejam os advogados. As pessoas físicas na DIPFs, etc. Aliás têm perguntas sobre Contabilidade que é preciso decifrar para entender o que o colega quer dizer, mas....tudo bem

Vocês podem não acreditar(posso provar) mas eu passei da prancheta com Diário escriturado manualmente, ficha tríplice ( existiu mesmo) e ouras máquinas de contabilidade até a computação e agora na era digital. Bastou um pequeno curso e foi tudo bem em todas as fases. Basta ter a mente aberta.

Os datilógrafos e os operadores de máquinas que trabalharam comigo ficaram sem emprego e eu continuo CONTADOR, e assim aconecerá com a era digital que é só, IMPORTANTE É VERDADE, uma ferramenta a nosso serviço.
0

Postou 04/07/2011 - 20:33 (#8) Membro offline   contadora.mcr 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 362
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Pelotas - RS
  • Posição 7

se tiveres interesse em desenvolver um software contábil de sucesso é válido!!!!
0

Postou 04/07/2011 - 23:23 (#9) Membro offline   Marcelo Garbin 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 14
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SC Videira - SC
  • Posição 165

Exatamente por aí, desenvolver softwares contábeis, ou algo nesse ramo.

Obrigado galera!
Boas opiniões, como sempre!

Bom trabalho
0

Postou 05/07/2011 - 15:00 (#10) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Boa tarde Colegas!

Sinceramente não vejo relação entre as áreas. Concordo com o colega jbragafranco.
Seria interessante se o profissional busca desenvolver algum software na área contábil.
Acredito sim, na necessidade de um bom "conhecimento" em informática, pois ja na atualidade e mais ainda futuramente, tudo será feito de maneira eletrônica.
Acho inadmissível, por exemplo, hoje o profissional na área contábil sequer conhecer o Excel.
Portanto, na minha opinião, todo o conhecimento é válido, mas se você não busca o desenvolvimento de softwares, o curso de Ciências da Computação é dispensável.
Abraço,
0

Postou 08/07/2011 - 15:02 (#11) Membro offline   Rafael_Dantas/DF 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 41
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: DF Brasília - DF
  • Posição 55

Se for para criação de software você pode até sair ganhando, mas nem tanto. As áreas não se encontram de outra forma assim como direito e contabilidade (por exemplo).

Ver postMaria Paula, em 04/07/2011 - 08:37, disse:

Caro Marcelo,
Estudar nunca é demais.
Quanto mais diplomas, especializações, etc. você tiver, com certeza maior será a sua remuneração.
Além do que, este é o bem mais precioso que todo ser humano pode adquirir "o conhecimento".
E desta vida é a unica coisa que levamos.
Estude sempre!!!


Quanto mais diploma maior remuneração? Pode tirar isso da sua mente. Se uma empresa contábil o contratar não vai querer nem saber se ele fez ciência da computação ou biologia ou filosofia.
Stay close, be happy!!Imagem
0

Postou 08/07/2011 - 17:44 (#12) Membro offline   Charles Fenske 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 17
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: PR Toledo - PR
  • Posição 126

Assunto interessante de muita polêmica...

Sou graduado em Sistemas de Informação e em Ciências Contábeis, e posso afirmar que a graduação não cria as habilidades em nenhuma das áreas. Tive muitos colegas que terminaram a faculdade e não sabem programar, assim como tive colegar formados em contábeis e que não entendem a contabilidade, ou sabem rasoavelmente o básico.

Porém, posso afirmar por experiência pessoal que tudo o que aprendi em desenvolvimento tem me ajudado bastante no desempenho como contador. Como já disse em outro tópico, não consigo aceitar contadores que não sabem trabalhar com o Excel e esta ferramenta quando se busca algo a mais do que (1+1)=2 requer conhecimento de lógica, o que é desenvolvido fortemente no curso de Sistemas de Informação.

Não podemos relacionar as duas formações, porém, uma complementa a outra para um bom profissional, assim como considero extremamente útil a união de contábeis com direito para quem souber aproveitar.

Rafael, mesmo o salário não estando condicionado ao estudo, indiretamente isso é sempre avaliado. Um mero mortal que cursou uma graduação e por aí parou, normalmente será avaliado como alguém que não busca o conhecimento, ao mesmo passo em que alguém que está sempre se atualizando tem um "algo a mais" numa concorrência. Porém, sou um forte defensor de que estudo não faz o profissional, então julgo prática em qualquer área como sendo tão importante quanto a teoria em relação a ela.

Abraços..
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma