Boa tarde, amigos.
Trabalho num escritório contábil e pela primeira vez estou pegando aqui um caso de Licença Maternidade.
Gostaria, quem puder me informar, de saber os principais procedimentos para requerer esse benefício.
Aqui vai algumas informações importantes:
•É a proprietária da empresa que vai requerer.
•Ela faz retirada mensal de Pro Labore.
•Ela já recolheu alguns meses de INSS. Qual é a carência?
•Como posso consultar o extrato de recolhimentos de INSS para saber com exatidão quantos meses foram recolhidos?
•Aonde eu solicito isso?
Algumas dessas informações eu já vi através do google, mas ainda estou inseguro.
A quem puder me ajudar, um muito obrigado desde já.
Sorte a todos!
Página 1 de 1
Licença Maternidade Quais são os procedimentos para requerer?
Postou 07/07/2011 - 15:16 (#2)
Willier, em 07/07/2011 - 15:00, disse:
Boa tarde, amigos.
Trabalho num escritório contábil e pela primeira vez estou pegando aqui um caso de Licença Maternidade.
Gostaria, quem puder me informar, de saber os principais procedimentos para requerer esse benefício.
•Como posso consultar o extrato de recolhimentos de INSS para saber com exatidão quantos meses foram recolhidos?
•Aonde eu solicito isso?
Algumas dessas informações eu já vi através do google, mas ainda estou inseguro.
Sorte a todos!
•Aonde eu solicito isso?
Sorte a todos!
Ela tem direito ao Auxílio Maternidade (para isto não há carência; e sim de 10 meses para o parto) a partir do 8º mes de gestação. A solicitação é feita na Agencia do INSS local, tambem pode ser agendado pelo Tel 135 ou via internet. O extrato previdenciário poderá ser solicitado por ela tambem, na mesma agência ou via internet se ela possuir senha cadastrada. Ela tera 120 dias:
- a partir do 8º mês de gestação, comprovado através de atestado médico;
- a partir da data do parto, com apresentação da Certidão de Nascimento;
- a partir da data do deferimento da medida liminar nos autos de adoção ou da data da lavratura da Certidão de Nascimento do adotado.
Considera-se parto, o nascimento ocorrido a partir da 23ª semana (6° mês) de gestação, inclusive em caso de natimorto.
- do Sistema Único de Saúde - SUS;
- do serviço médico da empresa, ou por ela credenciada;
- particular.
Deverá ser apresentado o Atestado Médico original quando a licença-maternidade ocorrer antes do parto.
valor do benefício?
valor do benefício?
- para segurada empregada: valor mensal igual à sua remuneração integral, no mês de seu afastamento ou em caso de salário variável, igual à média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, apurada conforme a lei salarial ou dissídio da categoria (art.393 da CLT). Não será considerado como salário variável o décimo terceiro salário ou férias, porventura recebidos;
- para segurada empregada doméstica: valor correspondente ao do seu último salário de contribuição, que não será inferior ao do salário-mínimo e nem superior ao limite máximo do salário de contribuição.
- para segurada contribuinte individual ou facultativa: um doze avos da soma dos doze últimos salários-de-contribuição, apurados em períodos não superior a quinze meses.
Postou 07/07/2011 - 15:19 (#3)
LICENÇA MATERNIDADE - PROCEDIMENTOS
A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.
PERÍODO DE PERCEPÇÃO
O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.
VALOR
O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR
A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.
PARTO ANTECIPADO
Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.
GARANTIAS Á EMPREGADA GESTANTE
É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:
I – transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho;
II – dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.
INÍCIO DE AFASTAMENTO
O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho.
PAGAMENTO DO SALÁRIO-MATERNIDADE
Para os benefícios requeridos a partir de 01.09.2003, tendo em vista a vigência da Lei 10.710/2003, cabe à empresa pagar o salário-maternidade devido à respectiva empregada gestante.
Para os benefícios requeridos até 01.09.2003, o pagamento do salário-maternidade era feito diretamente pela previdência social.
A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.
PERÍODO DE PERCEPÇÃO
O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.
VALOR
O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR
A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.
PARTO ANTECIPADO
Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.
GARANTIAS Á EMPREGADA GESTANTE
É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:
I – transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho;
II – dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.
INÍCIO DE AFASTAMENTO
O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho.
PAGAMENTO DO SALÁRIO-MATERNIDADE
Para os benefícios requeridos a partir de 01.09.2003, tendo em vista a vigência da Lei 10.710/2003, cabe à empresa pagar o salário-maternidade devido à respectiva empregada gestante.
Para os benefícios requeridos até 01.09.2003, o pagamento do salário-maternidade era feito diretamente pela previdência social.
Postou 07/07/2011 - 15:25 (#4)
Olá Willier
sim é a própria empresária que pode requerer, se estiver recolhendo o INSS através da retirada do pro labore, a carência é de pelo menos 12 meses pra ter direito a licença porque é um contribuinte individual, agora para consultar o extrato só diretamente na previdencia pessoalmente com o nº do NIT, ou cadastrar uma senha se quiser consultar via online site da previdência ok
sim é a própria empresária que pode requerer, se estiver recolhendo o INSS através da retirada do pro labore, a carência é de pelo menos 12 meses pra ter direito a licença porque é um contribuinte individual, agora para consultar o extrato só diretamente na previdencia pessoalmente com o nº do NIT, ou cadastrar uma senha se quiser consultar via online site da previdência ok
Postou 07/07/2011 - 15:36 (#5)
Adriana Padilha, em 07/07/2011 - 15:25, disse:
Olá Willier
CarênciaÉ o tempo mínimo de contribuição que o trabalhador precisa comprovar para ter direito a um benefício previdenciário. Varia de acordo com o benefício solicitado:
BENEFÍCIOCARÊNCIASalário-maternidade (*)Sem carência para as empregadas, empregadas domésticas e trabalhadoras avulsas;
10 contribuições mensais (contribuintes individual e facultativo);
10 meses de efetivo exercício de atividade rural, mesmo de forma descontínua, para a segurada especial.Auxílio-doença (**)12 contribuições mensaisAposentadoria por invalidez12 contribuições mensaisAposentadoria por idade180 contribuiçõesAposentadoria especial180 contribuiçõesAposentadoria por tempo de contribuição180 contribuiçõesAuxílio-acidentesem carênciaSalário-famíliasem carênciaPensão por mortesem carênciaAuxílio-reclusãosem carênciaNota: (*)
- A carência do salário-maternidade, para as seguradas contribuinte individual e facultativa, é de dez contribuições mensais, ainda que os recolhimentos a serem considerados tenham sido vertidos em categorias diferenciadas e desde que não tenha havido perda da qualidade de segurado.
- Em caso de parto antecipado, o período de carência será reduzida em número de contribuições equivalente ao número de meses em que o parto foi antecipado;
- Para o salário-maternidade nas categorias que exijam carência, havendo perda da qualidade de segurada, as contribuições anteriores a essa perda somente serão computadas para efeito de carência depois que a segurada contar, a partir da nova filiação ao RGPS, com, no mínimo, três contribuições, observada a legislação vigente na data do evento.
(**) Independe de carência a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza e nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de doença ou afecção especificada em lista do Ministério da Saúde e do Ministério da Previdência Social.
Postou 08/07/2011 - 12:16 (#6)
Obrigado a todos pelas resposta e atenção. Foram muito úteis.
Particularmente o post do Marcelo Moura.
Agradecido.
Abraços.
Particularmente o post do Marcelo Moura.
Agradecido.
Abraços.
- ← ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL CONSTRUÇÃO CIVIL
- Contabilidade
- Aplicabilidade da NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. →
Compartilhar este tópico:
Página 1 de 1