Boa tarde,
Estou pegando uma contabilidade de uma associação sem fins lucrativos , ate o momento nao tem contabilidade so tiraram cnpj.
O que devo fazer........?
Página 1 de 1
certidoes negativas como obter certidoes negativas , inss, cef, estado etc..
Postou 22/07/2011 - 18:08 (#2)
clodoaldo jr, em 22/07/2011 - 14:19, disse:
Boa tarde,
Estou pegando uma contabilidade de uma associação sem fins lucrativos , ate o momento nao tem contabilidade so tiraram cnpj.
Seu tópico fala em certidões e na pergunta você fala em contabilidade.
Bem, se você quer e deve fazer a contabilidade terá de se munir no mínimo dos extratos bancários para apurar as receitas ( ,doações) depositadas e reunir os comprovantes de despesas se foram pagas com cheques da Associação ou pelos associados e abrir a escrituração.
Não existe capital social. O resultado será registrado depois de apurado no patrimônio líquido como superavit ou deficit do exercício.
Se ela iniciou as atividades em anos anteriores voc|ê precisa entregar as DIPJs,DCTFs , Dacons (quando exigidas).
Postou 22/07/2011 - 18:34 (#3)
clodoaldo jr, em 22/07/2011 - 14:19, disse:
Boa tarde,
Clodoaldo, em primeiro lugar, uma associação apesar de não possuir fins lucrativos, está sujeita a obrigações e uma dela é a manutenção de escrituração contábil regular (vide Estatuto Social). Todavia, normalmente essas associações sobrevivem de contribuições dos associados e doações de terceiros. Sendo assim vc deverá providenciar um plano de contas para organizações do Terceiro Setor e providenciar os registros contábeis.
Postou 22/07/2011 - 18:44 (#4)
Ola amigo
faço a contabilidade de uma creche, mantida por um centro espirita
É feito o livro diario e razão, apuração de resultado
fecho balanço mensal
agora, se já faz tempo que a associação existe, voce tera que enviar pelo menos imposto de renda e se prepara que só se transmite com certificado digital ou procuração eletronica na Receita Federal
faço a contabilidade de uma creche, mantida por um centro espirita
É feito o livro diario e razão, apuração de resultado
fecho balanço mensal
agora, se já faz tempo que a associação existe, voce tera que enviar pelo menos imposto de renda e se prepara que só se transmite com certificado digital ou procuração eletronica na Receita Federal
Postou 22/07/2011 - 22:30 (#5)
Esta associação já esta em funcionamento, já há movimento de receitas e despesas, alem do cadastro CNPJ, ja foi elaborado a constituição da associação, a ata formando a diretoria e registrada no orgão competente, ja foi tirado o alvará de funcionamento, tem uma sere de itens que pelo que vc falou entende-se que nao foi feito.
Espero que tenha ajudado
Espero que tenha ajudado
Postou 22/07/2011 - 22:33 (#6)
ALEXIO, em 22/07/2011 - 22:30, disse:
Esta associação já esta em funcionamento, já há movimento de receitas e despesas, alem do cadastro CNPJ, ja foi elaborado a constituição da associação, a ata formando a diretoria e registrada no orgão competente, ja foi tirado o alvará de funcionamento, tem uma sere de itens que pelo que vc falou entende-se que nao foi feito.
Espero que tenha ajudado
Espero que tenha ajudado
Só se tira CNPJ se já houve a constituição regular.
Compartilhar este tópico:
Página 1 de 1