Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: PEQUENA PAGA MESMO VALOR POR CERTIFICAÇÃO DIGITAL - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

PEQUENA PAGA MESMO VALOR POR CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Postou 08/09/2011 - 10:40 (#1) Membro offline   Marilu Ribeiro Ferreira 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 212
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Rio Grande - RS
  • Posição 14


Pequena paga mesmo que grande por certificação digital
Instrumento permite às empresas atestarem veracidade em transações realizadas pela internet



Micro e pequenas empresas pagam o mesmo valor que as grandes para obter a certificação digital, o que causa desigualdade de tratamento, já que estas faturam bem mais que as primeiras. Atualmente, os valores variam de R$ 140 a R$ 465, dependendo da instituição certificadora.

O certificado digital é um instrumento virtual utilizado para atestar a veracidade da identificação em mensagens ou transações eletrônicas, permitindo o reconhecimento seguro da pessoa que o utiliza. Essa tecnologia possibilita assinar digitalmente qualquer tipo de documento, dando a ele o mesmo valor jurídico que aqueles em papel assinados de próprio punho.

O gerente de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, explica que a Constituição Federal determina a diferenciação entre negócios de pequeno porte e grandes empresas, porém isso não vem sendo observado. “Micro e pequenas empresas pagam os mesmos valores que médias e grandes para obter a identidade digital e operar os tributos”, observa.

Alvim reforça a posição favorável do Sebrae à certificação digital. “Isso traz ganhos aos empresários e pode ajudar, inclusive, na gestão de seu negócio. Mas isso tem um custo e o que defendemos é que ele seja menor para micro e pequenas empresas”, argumenta.

Criada há dez anos por meio de Medida Provisória, a certificação digital vem sendo cada vez mais exigida nas transações realizadas por empresas brasileiras. Além da Nota Fiscal Eletrônica, pode ser utilizada no registro de operações e prestação de impostos federais, na escrituração fiscal das empresas, entre outras ocasiões.

Fonte: Revista Incorporativa
0

Postou 08/09/2011 - 11:18 (#2) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Acredito que,
se fossem cobrar proporcionalmente também limitariam a quantidade de certificações.
O que também não acho correto.

Abraço


0

Postou 08/09/2011 - 14:14 (#3) Membro offline   Nixon Coimbra 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 336
  • Cadastrado: 09/07/2011
  • Localidade: AM Maués - AM
  • Posição 9

Colegas,

Se o custo para micro e pequenas empresas na obtenção do certificado digital já é alto onde tem agência certificadora, imagina então nossa situação aqui no Amazonas, onde só se obtem o bentido na capital.
Aí é que os custos vão lá pra cima, sem contar nos transtornos do deslocamento do empresário responsável até a capital, pois é necessário comparecimento presencial.
Complicado demais!

Abraços.
0

Postou 08/09/2011 - 14:26 (#4) Membro offline   Juan Felipe 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 662
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Realmente,

Não tinha pensado neste seu caso Nixon.
Que absurdo.
Só tem esta opção mesmo?

Abraço,
0

Postou 08/09/2011 - 16:06 (#5) Membro offline   VR CONTABILIDADE 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 257
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 13

A burocracia ainda é muito grande em nosso País, vejam o caso do Nixon, isso é um absurdo, por isso que ainda existe muitas pessoas na informalidade.
VRSA
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 2 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma