Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Lancamento/Depreciação Mobilizado - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

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Lancamento/Depreciação Mobilizado

Postou 19/11/2011 - 15:44 (#1) Membro offline   ALEXIO 


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Caros colegas, estou com uma duvida, tem uma empresa que possui uma chacara no seu mobilizado a qual faz parte de suas atividas, verifiquei que nos anos anteriores vinha sendo depreciado no seu valor total, sendo que a edificação é depreciavel mas o terreno não, como devo proceder no proximo balanço?
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Postou 19/11/2011 - 16:24 (#2) Membro offline   Leandro Morais 


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Boa tarde!

Nunca me deparei com uma situação dessa. Acho que uma saída seria analisar o contrato de compra e venda do terreno. Normalmente, as empresas adquirem o terreno e fazem suas edificações. Acredito que para correção, devemos creditar a conta que está sendo depreciada pelo total e transfererir para terrenos, o valor do contrato, lembrando também, que deverá ocorrer estorno do resultado, pelo valor depreciado indevidamente . Agora se já foi comprado com as edificações ficará mais complicado ao meu ver, pois o contrato não tem especificando o valor do imóvel e valor do terreno. Acho que um especialista na área poderia definir, através de laudo técnico, quanto vale o terreno e quanto vale as edificações. Vamos aguardar o posicionamento de algum dos nossos amigos.

Att.,


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Postou 19/11/2011 - 16:27 (#3) Membro offline   Erivan Varelo 


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Boa Tarde..

1º Separe as duas contas ou crie contas Filhas, assim você poderá identificar o que e edificação e o que e terreno.

não esqueça de reverter os lançamentos realizados erroniamente, inclusive para efeitos FISCAIS, Ajuste no Lalur.
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Postou 19/11/2011 - 21:39 (#4) Membro offline   Maria Paula 


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Você não mencionou de a casa foi construida no terreno ou se ja comprou pronta. Se foi a segunda opção, ficará dificil você identificar o valor do terreno do imovel, e por isso deverá registrar como imovel.
Agora se houve a construção você deverá separar as imobilizações de acordo com a documentação que tem em posse.
Abraços
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Postou 21/11/2011 - 12:41 (#5) Membro offline   ALEXIO 


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Colegas vou verificar, se ja existia a edificação no terreno.
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Postou 21/11/2011 - 18:36 (#6) Membro offline   ALEXIO 


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Maria paula, eu posso até registrar como Imóvel, mas as dereciação estariam incorretas, ja que terreno nao pode ser depreciado, a edificação foi construida, mas na epoca o contador não se importou em contabilizar separado, não tem documentos que comprove os gasto com a obra, o unico doc. que possui é uma NF da compra do material para murar o terreno. Colegas qual a melhor forma de eu resolver isso?
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Postou 21/11/2011 - 19:12 (#7) Membro offline   Leandro Morais 


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Ver postALEXIO, em 21/11/2011 - 18:36, disse:

Maria paula, eu posso até registrar como Imóvel, mas as dereciação estariam incorretas, ja que terreno nao pode ser depreciado, a edificação foi construida, mas na epoca o contador não se importou em contabilizar separado, não tem documentos que comprove os gasto com a obra, o unico doc. que possui é uma NF da compra do material para murar o terreno. Colegas qual a melhor forma de eu resolver isso?



Alexio,

Se você pegar o valor registrado na contabilidade e transferir o valor de compra do terreno para a conta específica terrenos não daria certo? Ficaria mais ou menos assim: registrei terreno e imóvel juntos, agora quero separá-los para contas específicas. Para achar o valor da edificação, você pegaria o total registrado na contabilidade e diminuíria o valor do terreno(registrado em contrato de compra), e o restante seria o valor gasto com edificações. Lembrando que deverá ocorrer os estornos da depreciação indevida no resultado. Corrigiria parte do erro, pois estariam lançados em contas específicas. No entanto, a conta de edificações, ficaria sem suporte de documentação hábil. Essas documentações não eram registradas em livros fiscais não? Não existe relatórios gerenciais na empresa, os quais comprovem as saídas de recursos e onde foram aplicados? Se não existir, ficará mais complicado, pois não terei documentos hábeis para suportar o valor da edificação. Mas, em todo caso eu faria a correção, pois as responsabilidades caberão ao antigo contador, você está apenas retificando erros.


sds.
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Postou 21/11/2011 - 19:43 (#8) Membro offline   ALEXIO 


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Leandro esta meio complicado, porque o erro começou no inicio das atividades da empresa ha uns 6 a 7 anos atrás, agora como eu faria esse lançamento dos extornos da depreciação.
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Postou 21/11/2011 - 20:02 (#9) Membro offline   Leandro Morais 


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Ver postALEXIO, em 21/11/2011 - 19:43, disse:

Leandro esta meio complicado, porque o erro começou no inicio das atividades da empresa ha uns 6 a 7 anos atrás, agora como eu faria esse lançamento dos extornos da depreciação.



Alexio,

Surgiu um outro posicionamento. Já que no início das atividades foram registrados tudo numa mesma conta "imóvel", você deveria permanecer a mesma forma de contabilização. Vamos analisar juntos. No início, eu tinha só o terreno, poderia vender só ele. Depois fiz edificações, agreguei valor ao mesmo. Atualmente, não dá para você vender somente o terreno, assim como, somente as edificações. Ou seja, estará tudo como "imóvel". Acho que o raciocínio do antigo contador foi esse. Logo , na contabilidade ficará o registro de uma aquisição de um imóvel, e não mais de dois bens.


att.,
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Postou 22/11/2011 - 08:39 (#10) Membro offline   ALEXIO 


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Ola Leandro, eu ja estava pensando fazer desta forma, valeu pela resposta.
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