Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Implantação Contabil - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Implantação Contabil Conciliação Clientes e Fornecedores

Postou 14/03/2012 - 19:49 (#1) Membro offline   Say 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: BA Jequié - BA
  • Posição 280

Colegas,

Estou precisando muito da opinião de vcs.Estou trabalhando numa industria de Argamasa.O regime é Lucro Presumido - não é obrigada a implantar a parte contabil dentro da empresa.Mas devido a algumas confusões com a Contabilidade externa, o proprietario da empresa que implantar a a parte contábil.Quero dos colegas sugestões, pois todos os saldos de clientes e fornecedores estão totalmente errados,,balanço de 2011 não tem.Estamos com o ERP - TOTVS- posso começar do zero, com saldo 1 para clientes e fornecedores, pois são muitos clientes e fornecedores para fazer a devida conciliação.Estamos tentando fazer dos maiores clientes e fornecedores.Alguém de vcs poderá enviar outra solução, ideia, em relação a esta situação? Não est sendo fácil.

Desde já agradeço a atenção de todos.
0

Postou 15/03/2012 - 09:47 (#2) Membro offline   VOLMIR 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RS Campo Bom - RS
  • Posição 86

Ver postSay, em 14/03/2012 - 19:49, disse:

Colegas,

Estou precisando muito da opinião de vcs.Estou trabalhando numa industria de Argamasa.O regime é Lucro Presumido - não é obrigada a implantar a parte contabil dentro da empresa.Mas devido a algumas confusões com a Contabilidade externa, o proprietario da empresa que implantar a a parte contábil.Quero dos colegas sugestões, pois todos os saldos de clientes e fornecedores estão totalmente errados,,balanço de 2011 não tem.Estamos com o ERP - TOTVS- posso começar do zero, com saldo 1 para clientes e fornecedores, pois são muitos clientes e fornecedores para fazer a devida conciliação.Estamos tentando fazer dos maiores clientes e fornecedores.Alguém de vcs poderá enviar outra solução, ideia, em relação a esta situação? Não est sendo fácil.

0

Postou 15/03/2012 - 09:53 (#3) Membro offline   VOLMIR 

• Localidade: RS Campo Bom - RS
  • Posição 86

Bom dia, na tua situação eu faria a conciliação. Mas como são muitos, faz o cadastro de todos a partir da implantação e começa a trabalhar, mas sem tirar o olho do passado, porque vai aparecer distorções de saldos, e vai corrigindo na medida do possível (necessidade).
0

Postou 15/03/2012 - 10:11 (#4) Membro offline   Leiarph 

• Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 132

O Say, por mais difícil e complicado que possa ser, eu ainda optaria em fazer a conciliação de tudo, sabe porque? sempre vão aparecer coisinhas do passado para você acertar, e se fizer tudo de uma vez só, ficará mais fácil para regularizar. Tenta levantar os clientes e fornecedores pelos pagamentos a partir do mês dos recebimentos e pagamentos respectivamente. Estou falando isso porque aconteceu algo parecido comigo alguns anos atras e não me arrependo de ter feito tudo detalhadamente, não tive problemas depois em acertar coisas do passado. Espero ter ajudado.
0

Postou 15/03/2012 - 13:14 (#5) Membro offline   Danny 

• Cadastrado: 08/07/2011
  • Localidade: BA Salvador - BA
  • Posição 109

CONCORDO COMO A MINHA COLEGA

Ver postLeiarph, em 15/03/2012 - 10:11, disse:

O Say, por mais difícil e complicado que possa ser, eu ainda optaria em fazer a conciliação de tudo, sabe porque? sempre vão aparecer coisinhas do passado para você acertar, e se fizer tudo de uma vez só, ficará mais fácil para regularizar. Tenta levantar os clientes e fornecedores pelos pagamentos a partir do mês dos recebimentos e pagamentos respectivamente. Estou falando isso porque aconteceu algo parecido comigo alguns anos atras e não me arrependo de ter feito tudo detalhadamente, não tive problemas depois em acertar coisas do passado. Espero ter ajudado.

0

Postou 15/03/2012 - 16:23 (#6) Guest_Pedezzi_*

• Grupo: Visitantes
  • Posição 0

Nem sempre é possível fazer o ideal. Veja como esta o financeiro (contas a receber e a pagar) eles podem ti ajudar.
0

Postou 16/03/2012 - 14:00 (#7) Membro offline   Luciana Arcos 

• Localidade: AM Manaus - AM
  • Posição 538

Boa tarde, Say. Também já aconteceu uma situação parecida mas a empresa além de não ter sequer um Balanço do ano anterior, passou a ser Lucro Real! Imagina só! Mas vamos lá. Vc vai precisar demais do Financeiro, ele será seu ponto de apoio, e depois de uma boa planilha em Excel (infelizmente um controle Paralelo, mas não esqueça de oficializar os saldos com seus superiores). Veja: Qual o saldo dos Fornecedores em 31/12/2011? Serão os pagamentos realizados em jan/fev/mar (consiga um relatorio de contas pagas com o Financeiro por Fornecedor e por dia da baixa - Regime de Caixa). Veja também a previsão de pagamento para os proximos meses que chegaram até dezembro (também entrarão compondo os fornecedores). Garanto que é o mais próximo que você pode chegar!
Quanto ao Contas a Receber também é a mesma lógica, vc vai pegar os faturamentos até 31/12/2011 bem como a data de vcto delas e a condição de recebimento. Ora, se foi venda no cartão de crédito vc vai abrir as contas por cartão de crédito e o que vc recebeu em jan/fev/mar e possivelmente até agosto (até 8x sem juros por exemplo) será o saldo em 31/12/2011. No caso de Cartao de Débito, ora, o faturamento do dia 31/12 deverá cair somente em 02/01, então será esse o saldo cos cartôes de débito. Boletos, também a mesma lógica.
No caso do Caixa o financeiro tamb´m deve terum relatorio de fechamento de caixa diário. Pegue o do dia 31/12 e pronto! Bancos é o mais certo, devido o razão ser cópia fiel do extrato bancário.
As contas mais complicadas do Ativo e do Passivo são os famosos Adiantamentos (tanto de clientes como a fornecedores), esses vc vai ver com mais calma, no decorrer da conciliação. Os impostos e as contribuições (fiscais e previdenciarias) a recuperar e a recolher também são mais simples, uma vez que você tem DAM,DARFs, relatórios que vão te auxiliar. Se não tiver, você vai se basear pelos recolhimentos de janeiro, ou seja, mais uma vez o Financeiro será o seu apoio.
A posição de Estoquea pessoa responsa´vel pela Logistica, pelo estoque mesmo, terá que te passar o ultimo inventário de 2011, do ultimo dia mesmo, ele deve ter um relatorio deposição de estoque, esse será o saldo final do ano.
A parte da Folha e encargos a pagar, será simples também, uma vez que essa informação já tem que chegar pronta pra você, se não tiver, o financeiro vai te passar.
Os adiantamentos da Folha bem como provisão de férias serão visto com mais critério e cuidado. É urgente mas pode esperar um pouco (um pouco só).

E lembre-se, abra um periodo de 2011 apenas no mes de dez/11. Lance todos os saldos em 31/12/2011, encerre o periodo. E lance como saldo inicial em 01/01/2012. Isso garantirá o saldos finais e iniciais.

Em paralelo vá elencando todas as despesas de 2011. Você vai precisar pra montar uma DRE.

Já ia esquecendo do Ativo Não Circulante, no caso dos tangíveis busque o máximo de Notas de entrada possivel, numa planiha paralela faça a depreciação para lançar apenas o saldo residual em 31/12/2011. O Modulo de Ativo Imobilizado da Tots é muito bom, e vc vai precisar cadastrar essas notas lá também para dar continuidade da depreciação. As Notas com saldo residual zero, não lance no Sistema, mas tenha demonstrado numa planilha que esse equipamento foi 100% depreciado.

Realmente é muita coisa, mas posso te garantir que ao final desse trabalho o seu esforço vai durar enquanto a empresa existir. Isso se chama PROCEDIMENTO, GESTÃO. Fazer parte de um projeto de Re-estruturação vai te dar muita experiencia e bagagem.

E abre o debate! Quanto mais opinioes tivermos maior é o nosso leque de alternativas.

Abraços e boa sorte!

Realme

Ver postSay, em 14/03/2012 - 19:49, disse:

Colegas,

0

Postou 28/03/2012 - 15:27 (#8) Membro offline   Juan Felipe 

• Posição 3

Ola Say!

Pelo que entendi, vc é funcionária da empresa, correto?
Bem, inicialmente é mais do que necessária uma reunião com o departamento financeiro da empresa!!!
Se você está com problemas para chegar no saldo atual, de fornecedores, contas a pagar, duplicatas a receber, etc. evidentemente o departamento financeiro também não possui este controle. Este tipo de controle é do departamento financeiro, assim como o controle dos saldos bancários. É o departamento financeiro quem deve posicionar a contabilidade do que tem a pagar ou a receber, assim como o valor do seu estoque, etc.
Se vc não fizer isto, os saldos na contabilidade viram uma bola de neve, necessitando sempre de ajustes.
Inicialmente recomendo a conciliação das contas, conforme os colegas citaram. Caso não seja possível, solicite relatórios referente a cada conta contábil (o que tem a pagar, impostos, a receber, etc.) de sua empresa e solicite a conciliação das contas a contabilidade externa. Implante os saldos do balanço/balancete feito pela contabilidade externa e va fazendo os ajustes conforme os valores fornecidos pelo dpto. financeiro/administrativo.
Confuso não é? Mas este princípio é complicado mesmo. O mais importante é demonstrar a responsabilidade de cada departamento da empresa.

Abraço,
0

Postou 28/03/2012 - 16:21 (#9) Membro offline   Mauricio Barros 

• Cadastrado: 11/07/2011
  • Posição 374

O ideal seria fazer uma reunião com o antigo contador para acertar esses pequenos detalhes. Em seguida elaborar o termo de transferência de responsabilidade de forma que isente o atual contador de algum possível erro contábil do passado.

Esse termo é encontrado no site do CRC/SP

Abraços!
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 3 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma