Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Abrir firma de prestação de serviços - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Abrir firma de prestação de serviços Locação de veiculos de grande porte

Postou 09/06/2011 - 17:49 (#1) Membro offline   LEO_CONTABIL2011 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 847

Boa tarde !!

Para abrir uma firma de prestação de serviços o que precisa ?
Quais as documentações necessarias ?

A empresa será destinada a locação de veiculos de medio e grande porte (Caminhoes) para Empresas como AMPLA (concecionaria de energia eletrica).

No aguardo e desde ja agradeço
0

Postou 09/06/2011 - 17:58 (#2) Membro offline   Fabio Silva 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 15
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: PI Parnaíba - PI
  • Posição 143

Ola Leo!


Veja a seguir alguns passos para a abertura de uma empresa:

1º) Busca de nome empresarial: é preciso verificar na Junta Comercial do seu Estado se você poderá utilizar o nome que deseja. Algumas delas realizam essa pesquisa gratuitamente.

2º) Determinação do tipo jurídico: os tipos mais comuns são: Empresário (individual), Sociedade Simples Pura, Sociedade Simples Limitada, Sociedade Empresária Limitada. No caso de um pequeno empreiteiro, aconselho escolher a Sociedade Simples Limitada. É o tipo de sociedade mais comum adotada pelas micros e pequenas empresas, pois conta com responsabilidade limitada dos sócios, restrita ao valor de suas quotas, e é de constituição mais simples.

3º) Instrumento de constituição: será preciso fazer um instrumento de constituição da sociedade. O contrato deve constar as cláusulas exigidas pela legislação em vigor (Novo Código Civil - lei 10.406/2002). Recomendo que ele seja elaborado por um advogado. Entretanto, muitos contabilistas possuem modelos para esse fim.

4º) Registro da empresa e proteção ao nome empresarial: com o nome e o tipo de empresa escolhidos, procede-se ao arquivamento do ato constitutivo. Será preciso preencher o requerimento online no site da Junta Comercial, juntar três vias do ato de constituição, cópia autenticada do CPF e Carteira de Identidade dos sócios, pagar DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e GARE (Guia de Arrecadação Estadual). Se o seu negócio for enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte, você deverá apresentar três vias da declaração de ME ou EPP, assinadas pelo titular, em cada processo separado.

5º) Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ: a inscrição será formalizada por meio do Documento Básico de Entrada do CNPJ, da FCPJ (Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica), do QSA (Quadro de Sócios ou Administradores), e da FC (Ficha Complementar). Depois de preencher FCPJ e QSA, você deve enviá-las à Receita Federal pela internet. Nesse momento será gravado um recibo no disquete que contém um número de identificação no qual o futuro empresário deverá consultar periodicamente no site da Receita Federal e aguardar a liberação (via internet) do Documento Básico de Entrada no CNPJ. Em seguida, deverá ser enviado por Correio, via sedex, o Documento Básico de Entrada no CNPJ em uma via, com firma reconhecida do responsável perante a Receita Federal, cópia autenticada do ato constitutivo (Contrato Social ou Requerimento de Empresário) registrado na Junta Comercial, cópia autenticada do Pedido de Enquadramento de ME ou EPP (só para Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte). Após o envio por Sedex ou entrega pessoal no prédio da Receita Federal, faça consultas periódicas ao site da Receita Federal para verificar o deferimento do pedido e a emissão do Comprovante de Inscrição no CNPJ.

6º) Inscrição na Previdência Social/Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS): toda empresa deve se inscrever no INSS. A matrícula da empresa será feita simultaneamente com a inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ou perante o INSS no prazo de 30 dias contados do início de suas atividades, quando não sujeita à inscrição no CNPJ. O DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio), por meio das Juntas Comerciais, bem como os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas prestarão ao INSS, obrigatoriamente, todas as informações referentes aos atos constitutivos e alterações posteriores, relativos a empresas e entidades neles registradas.

7º) Inscrição na Prefeitura do Município: proceder à inscrição da empresa na prefeitura do município e solicitação da autorização para emissão de nota fiscal.


2

Postou 09/06/2011 - 18:05 (#3) Membro offline   LEO_CONTABIL2011 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 2
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 847

Ola Fabio,

Muito obrigado pelas suas informações, uma duvida tambem que tenho é se posso abrir como EPP (empresa pequeno porte) ou alguma outra caracteristica,existe alguma regra ligada a receita/faturamento da empresa que diz isso ??
A empresa será composta por dois sócios, o pai e o filho.


Obrigado
0

Postou 07/07/2011 - 15:13 (#4) Membro offline   VALDEDI GOMES DOS SANTOS 


  • Grupo: Membros
  • Posts: 9
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 196

Ver postLEO_CONTABIL2011, em 09/06/2011 - 17:49, disse:

Boa tarde !!

Para abrir uma firma de prestação de serviços o que precisa ?
Quais as documentações necessarias ?

A empresa será destinada a locação de veiculos de medio e grande porte (Caminhoes) para Empresas como AMPLA (concecionaria de energia eletrica).

No aguardo e desde ja agradeço



Leo,

Creio que você deveria pesquisa aí na sua cidade (Prefeitura), pois cada município tem um procedimento diferente... Uns burocrático de mais e outros não tanto.


0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder


1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma